Comunidades indígenas em diálogos interculturais com a psicologia comunitária e a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19220

Palavras-chave:

Comunidade indígena, Psicologia comunitária, Pesquisa em educação, Metodologia vafy, Aprendizagens interculturais

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar uma breve discussão teórica sobre os diálogos interculturais realizados entre as comunidades indígenas a Psicologia Comunitária e a Educação. Apresenta reflexões a partir de estudos e diálogos estabelecidos entre comunidades indígenas e pesquisadores da educação (não indígenas) que dialogam também com a Psicologia Comunitária. Após os alinhamentos epistemológicos, e estabelecida a condição de comunidade indígena, os fundamentos da Psicologia Comunitária (Góis, 2005; 2012) podem orientar a pesquisa em educação e, desta forma, contribuir para a produção de diálogos interculturais. A metodologia Vafy, proposta neste estudo, foi desenvolvida a partir dos processos de produção do artesanato kaingang (Moura & Wernz, 2022). Agrega-se, ainda, o círculo da cultura (Brandão, 1981). Ambos contribuem para orientar as pesquisas e nos levam a compreender a importância dos encontros interculturais, da horizontalidade das relações com as comunidades indígenas, do respeito à autonomia dos povos indígenas e aos saberes ancestrais, à construção conjunta de saberes e de aprendizagens; são elementos que fortalecem a alteridade e os processos de humanização

 

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Biografia do Autor

Fátima Rosane Silveira Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Servidora pública. Licenciada em Letras e bacharel em Direito (UNISC). Mestrado (2013-2015) e doutorado em educação (2016-2019) (UNISC). Temas de pesquisa: educação intercultural com povos indígenas, violência contra a mulher indígena. Pós-doutoranda no PPG Mestrado em Psicologia Profissional UNISC (2024-2025).

Maria Cristina Graeff Wernz, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Santa Maria – RS/Brasil

Graduada em Letras, especialista em Literatura (UNISC) e em Informática na Educação (UFRGS); mestre em Educação (UFRGS); doutora em Educação (UNISC). Estágio Pós-doutoral (PPGEdu/UNISC). Atuou como professora da rede básica pública de ensino por 30 anos. Secretária Executiva na Divisão de EaD, na Unipampa. Tem experiência na área de Educação, principalmente no que se refere aos seguintes temas: interculturalidade com povos indígenas; educação-tecnologia; literatura-tecnologia; inclusão digital, formação de leitores e educação a distância.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Souza, F. R. S., & Wernz, M. C. G. (2024). Comunidades indígenas em diálogos interculturais com a psicologia comunitária e a educação. PSI UNISC, 8(2), 161-172. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19220

Edição

Seção

Dossiê Temático: Análise e Intervenção Comunitária