Pesquisa participante na escola: vivências de uma professora de História com os indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19233

Palavras-chave:

Pesquisa participante, Colaboração intercultural, História, Indígenas

Resumo

Na pesquisa participante realizada com uma escola de rede pública destacamos as contribuições de um processo colaborativo intercultural, com abordagens sobre os povos indígenas do Brasil, principalmente os Kaingang e os Guarani.  Destacamos o diário de campo da professora e um longo processo de extensão e de pesquisa vivenciados, durante um período de 2018 a 2024, no qual analisamos os possíveis caminhos na busca por um ensino transversal e intercultural com os indígenas. São contribuições para a efetivação da Lei 11.645/2008 que determina a obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura indígena na educação básica. Uma das questões problematizadoras desta pesquisa foi: como podemos construir um caminho para uma educação ameríndia na escola? Como olhar para nossas raízes indígenas e repensar nossas práticas interculturais enquanto docentes? Ficou evidenciado a importância da extensão e da pesquisa com indígenas, no processo formativo das professoras para pensar ações e estudos na escola, o destaque da disciplina e da professora de História como impulsionadora para reelaborar os sentidos de uma educação ameríndia que atravessa outras disciplinas como ciências, literatura e português. Verificamos que a participação de professoras e estudantes em vivências nas aldeias indígenas provocam uma mudança de pensamento em torno da educação, modificando comportamentos e potencializando ações educativas denominadas como ameríndias, pois inclui a terra, o rio, o fogo, o ar e todos os ensinamentos que os indígenas nos fazem aprender sobre o sentido da vida na educação. 

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Biografia do Autor

Jaqueline Cezar Tavares Freire, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul
UNISC (2024), na linha de pesquisa Linguagem, Experiência Intercultural e Educação. Possui
graduação em História pela mesma instituição (2020), é especialista em Educação Infantil - Anos
Iniciais e Psicopedagogia pelo Centro Educacional Dom Alberto. Professora dos Anos Iniciais e Finais
no Colégio Dom Alberto (2021). Integra o grupo de pesquisa Peabiru: Educação Ameríndia e
Interculturalidade (UNISC/UFRGS - CNPq). Tem experiência na área de História e Educação, atuando
principalmente nos seguintes temas: interculturalidade e estudo da temática indígena.

Ana Luisa Texeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em
Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em
Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Trabalhou como Pró-Reitora de
Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (2009-2013). Atualmente é
professora do departamento de psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em
Educação e de Psicologia Profissional da UNISC. Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ
PEABIRU: educação ameríndia e interculturalidade (UFRGS/UNISC). Tem pesquisas na área de
Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação guarani e kaingang na
educação básica, mitologias indígenas psicologia comunitária, psicologia analítica e espiritualidade.
Coordena o projeto Aprendizagens interculturais com os Guarani e Kaingang na Educação Básica
(FAPERGS/Gaúcho). Realizou o Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na
UFRGS, com bolsa de Pós-doutorado CNPQ, sob orientação da professora Dra. Maria Aparecida
Bergamaschi. Bolsista produtividade- PQ - CNPq. Analista Junguiana pelo IJRS e AJB. Facilitadora
didata de Biodança - EGB.

Fátima Rosane Silveira Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Licenciada em letras, bacharel em direito; mestrado em educação (2013-2015 - UNISC) e
doutorado em educação (2016-2019 - UNISC). Servidora pública. Pós-doutoranda no PPG Mestrado
Profissional em Psicologia. Participa do Grupo de Pesquisa Peabiru: educação ameríndia e
interculturalidade (UFRGS/UNISC).

Taíse Soares Zanette, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul – RS/Brasil

Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e
graduada em Licenciatura em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul ( 2013). Experiência
docente em História, Geografia, Sociologia e Filosofia e Projeto de vida e o itinerário do Ensino Médio
de Iniciação Científica e conhecimento no desenvolvimento de projetos e gestão escolar de 2019 à
2021 e desde 2022 integrante do Grupo de Pesquisa Peabiru: educação ameríndia e interculturalidade
(UFRGS/UNISC).

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

Freire, J. C. T., Menezes, A. L. T. de, Souza, F. R. S., & Zanette, T. S. (2024). Pesquisa participante na escola: vivências de uma professora de História com os indígenas. PSI UNISC, 8(2), 144-160. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i2.19233

Edição

Seção

Dossiê Temático: Análise e Intervenção Comunitária