Estudantes universitários e pandemia por covid-19: impactos na saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i3.19595

Palavras-chave:

saúde mental, estudantes, Covid-19

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de investigar as repercussões da pandemia por Covid-19 na saúde mental de estudantes de universidades privadas, identificando o nível de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de delineamento quantitativo. Participaram do estudo 399 estudantes de graduação de universidades privadas do Brasil. O protocolo de coleta contou com dois instrumentos de pesquisa, a saber: um questionário sociodemográfico e a Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (DASS-21). Os resultados apontaram para dificuldades de adaptação dos estudantes ao ensino remoto, o que pode ter corroborado para o aumento do sofrimento psíquico no período da pandemia. Com relação aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse, foi possível verificar que a média das escalas estava na faixa de severidade moderada. Concluiu-se que são necessárias ações que ampliem o acolhimento e a escuta desse público dentro das universidades de forma mais efetiva, contribuindo para a promoção da saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mendel, Universidade Feevale, Novo Hamburgo- RS/Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Feevale. Atualmente atua como Coordenadora do Núcleo de apoio à Inclusão e Acessibilidade da Universidade Feevale e também como Assessora da Educação Especial na 2ª Coordenadoria Regional de Educação - 2ª CRE/São Leopoldo.

Sabrina Daiana Cúnico, Universidade Feevale, Novo Hamburgo- RS/Brasil

Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Feevale. Doutora em Psicologia (PUCRS).

Carmem Regina Giongo, Universidade Feevale, Novo Hamburgo- RS/Brasil

Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Feevale. Doutora em Psicologia (UFGRS).

Referências

Auerbach, R. P. et al. (2016). Mental disorders among college students in the World Health Organization World Mental Health Surveys. Psychological Medicine, 46(14), 2955-2970.

Brasil. (2016). Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Brasília: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde.

Brasil. (2020). Portaria MEC n.º 343, de 17 de março de 2020. Brasília: MEC.

Brasil. (2021). Boletim Epidemiológico: Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde.

Conselho Federal de Psicologia – CFP. (2000). Resolução CFP nº 016/2000, de 20 de dezembro de 2000. Brasília: CFP.

Crawford, J. et al. (2020). COVID-19: 20 countries’ higher education intra-period digital pedagogy responses. Journal of Applied Learning & Teaching, 3(1), 1-20.

Cruz, R. M. et al. (2020). Retorno ao trabalho? Indicadores de saúde mental em professores durante a pandemia da COVID-19. Polyphonía, 31(1).

Del Porto, J A. (1999). Conceito e diagnóstico. Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, 21, 6-11.

Duarte, M. Q. et al. (2020). COVID-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 3401-3411.

Dubey, S. et al. (2020). Psychosocial impact of COVID-19. Diabetes & Metabolic Syndrome, 14(5), 779-88.

Franca, A. G. (2017). Educação e mercantilização: um estudo sobre a expansão do setor de ensino superior privado no Brasil a partir da década de 1990. Revista Brasileira de Ensino Superior, 3(1), 98-111.

Flores, D. et al (2021). Pandemia de Desigualdades: Questões de Gênero e os Impactos Psicossociais da COVID-19. Revista de Psicologia da IMED, 13(2).

Freitas, P. H. B. (2022). Perfil de qualidade de vida e saúde mental de estudantes universitários da área da saúde. Research, Society and Development, 11(1), e35011125095.

Galindo-Vázquez O. et al. (2020). Symptoms of anxiety, depression and self-care behaviors during the COVID-19 pandemic in the general population. Gaceta Medica de Mexico, 156(4), 298-305.

Gil, A. C. (2022). Como elaborar projetos de pesquisa. 7. Ed. Barueri: Atlas.

Giongo, C. R., Perez, K. V., & Ribeiro, B. C. (2021). “Eu estou me sentindo esgotada”: o trabalho de professoras e professores na pandemia COVID-19. Revista Gestão & Saúde, 12(02), 144-160.

Goularte, J. F. et al. (2021). COVID-19 and mental health in Brazil: Psychiatric symptoms in the general population. Journal of Psychiatric Research, 132, 32-37.

Guimarães, M. F. et al. (2022). Depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida de estudantes de universidades pública e privada. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 11, e4038.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022). Censo demográfico. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/genero/22827-censo-demografico-2022.html

Lima, R.C. (2020). Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30(2), e300214.

Lipp, M. E. (2006). Teoria de temas de vida do stress recente e crônico. Boletim Academia Paulista de Psicologia, XXVI, 3, 82-93.

Lipp, M. E., & Malagris, L. E. N. (2001). O estresse emocional e seu tratamento. Em: B. Range (Org.) Terapias Cognitivo-Comportamentais: um diálogo com a psiquiatria (pp. 475-489). São Paulo: Artmed.

Lovibond, P., & Lovibond, S. (1995). The structure of emotional negative states: Comparison of Depression Anxiety Stress Scales (DASS) and Beck Depression and Anxiety Inventories. Behavior Research and Therapy, 33, 335-343.

Malloy-Diniz, L. F. et al. (2020). Saúde mental na pandemia do COVID-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates em Psiquiatria, 10(2), 46-68.

Margis, R. et al. (2003). Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria RS, 25, 65-74.

Martins, B. G. et al. (2019). Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: propriedades psicométricas e prevalência das afetividades. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 68(1), 32-41.

Messiano, J. B. et al. (2021). Efeitos da pandemia na saúde mental de acadêmicos de medicina do 1º ao 4º ano em faculdade do noroeste paulista. CuidArte Enfermagem, 15(1): 43-52.

Nascimento, E. F. et al. (2020). Juventude universitária e o isolamento social na pandemia COVID-19: Emprego, Sociabilidade e Família. Research, Society and Development, 9(12), 1-17.

Organização Mundial da Saúde. (2023). Dia Mundial da Saúde Mental 2023. [S.l.]: ONUBR. Disponível em: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-da-saude-mental-2023

Organização Internacional do Trabalho. (2024). A longa e sinuosa estrada rumo à igualdade de gênero. Disponível em: https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_916585/lang--pt/index.htm

Oliveira, C. T. et al. (2016). Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 43-53.

Oliveira, E. N. et al. (2022). Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Saúde em Debate, 46(spe1), 206-220.

Osti, A. et al. (2021). O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da COVID-19 em estudantes brasileiros do Ensino Superior. Revista Prâksis, 3, 275-292.

Pais-Ribeiro, J. et al. (2004). Contributos para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicologia, Saúde & Doenças, 5, 229-239.

Pan American Health Organization – PAHO. (2021). Gender and Health Analysis: COVID-19 in the Americas. Washington, D.C.: PAHO.

Passini, E. S., Makewitz, G. G. ., Dias, F. G., & Giongo, C. R. (2023). “Era imposição sem suporte”: organização e condições de trabalho na educação básica durante a pandemia de Covid-19. Trabalho & Educação, 31(3), 146–161. https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.41563

Qiu, J. et al. (2020). A nationwide survey of psychological distress among Chinese people in the COVID-19 epidemic: implications and policy recommendations. General Psychiatry, 33(2), e100213.

Raony, Í. et al. (2020). Psycho-neuroendocrine-immune interactions in COVID-19: potential potentials in mental health. Frontiers in Immunology, 11(1170), 1-15.

Reis, M. A. O. M. et al. (2021). Impactos na saúde mental por distanciamento e isolamento sociais pela COVID-19: uma perspectiva brasileira e mundial. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), 1-7.

Romanini, M. (2021). “E agora, o que eu faço?”: reflexões sobre os efeitos da pandemia na vida e saúde mental de estudantes universitárias/os em início, meio e final de curso. Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde, 4(2).

Saidel, M. G. B et al. (2020). Intervenções em saúde mental para profissionais de saúde frente a pandemia de Coronavírus. Revista Enfermagem, 28, 4992.

Santiago, M. B. et al. (2021). Índices de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de enfermagem e medicina do Acre. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 10(1), 73-84.

Santos, G. M. R. F. et al. (2021). COVID-19: Emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 21, 237-243. https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S100013

Schuchmann, A. Z. et al. (2020) Isolamento social vertical X isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, 3(2), 3553-3576, 2020.

Sunde, R. M. (2021). Impactos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos estudantes universitários. PSI UNISC, 5(2), 33-46.

Sunde, R. M., Júlio, Ó. A., & Nhaguaga, M. A. F. (2020). O ensino remoto em tempos da pandemia da Covid-19: desafios e perspectivas. Epistemologia E Práxis Educativa - EPEduc, 3(3).

Tausch, A. et al. (2022) Strengthening mental health responses to COVID-19 in the Americas: A health policy analysis and recommendations. The Lancet Regional Health, 5, 100118.

Teixeira, A. P. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros Adaptação à universidade. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 12(1), 185-202.

Usher, K., Durkin, J. & Bhullar, N. (2020), The COVID-19 pandemic and mental health impacts. Int J Mental Health Nurs, 29: 315-318. https://doi.org/10.1111/inm.12726

Veber, L. S. et al. (2020). Saúde mental de estudantes universitários na pandemia de Covid-19. Anais Congrega Mic, 16(0), 109-114.

Vignola, R. C. B. (2013). Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS): adaptação e validação para o português do Brasil. Dissertação de Mestrado, Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.

Wang, C. et al (2020). Respostas psicológicas imediatas e fatores associados durante o estágio inicial da epidemia de doença do coronavírus de 2019 (COVID-19) entre a população em geral na China. International Journal of Environment Research and Public Health, 17(5), e200067.

Wang, Y. et al. (2020). Study on the public psychological states and its related factors during the outbreak of coronavirus disease 2019 (COVID-19) in some regions of China. Psychology, Health & Medicine, 26(1), 1-10.

Wargo, E. S., & D’Alene, C. (2020). Intertwined higher education places and spaces. Journal for the Study of Postsecondary and Tertiary Education, 5, 79-84.

World Health Organization – WHO. (2020). Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. Geneva: WHO.

Zapata-Ospina, J. P. et al. (2022). Diálogo deliberativo con universidades iberoamericanas sobre intervenciones en salud mental estudiantil durante la pandemia de COVID-19. Revista Panameña de Salud Publica, 46, e45.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Mendel, P., Cúnico, S. D., & Giongo, C. R. (2024). Estudantes universitários e pandemia por covid-19: impactos na saúde mental. PSI UNISC, 8(3), 281-303. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i3.19595