Intervenção no parque farroupilha: a psicologia frente aos desastres e situações de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i3.19952

Palavras-chave:

intervenção psicológica, desastres, acolhimento, escuta ativa, saúde mental

Resumo

Este relato de experiência descreve uma intervenção psicológica realizada no Parque Farroupilha (Parque Redenção), na cidade de Porto Alegre, RS, em resposta às enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul em 2024. A ação, conduzida por onze estudantes e professora do curso de Psicologia como parte de um projeto de extensão, teve como foco o acolhimento emocional e psicoeducação das pessoas impactadas pelo desastre. A partir de recursos técnicos como a escuta ativa, suporte psicossocial e a distribuição de uma cartilha informativa sobre saúde mental e locais de apoio psicológico, buscou-se acolher e sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde emocional em situações de crise. Foram distribuídas cem unidades da cartilha informativa, alcançando um número significativo de pessoas diretamente impactadas pela iniciativa. A partir dos feedbacks recebidos in loco, foi possível avaliar que a atividade teve respostas favoráveis e demonstrou a importância deste projeto como rede de apoio para essa comunidade. Este relato também reflete sobre as contribuições dessa experiência para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes, destacando a relevância da formação teórica e metodológica em Psicologia na área de desastres.

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Biografia do Autor

Patrícia Rutsatz, Faculdade Mário Quintana (FAMAQUI), Porto Alegre - RS/Brasil

Psicóloga pela PUCRS (2006), Psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (2010), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é docente no curso de Psicologia da Faculdade Mario Quintana e atua como psicanalista.

Rosilene Mazzarotto, Faculdade Mário Quintana (FAMAQUI), Porto Alegre - RS/Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019), Especialista em História do Brasil pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) (2000), Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (1994). Graduanda em Psicologia na Faculdade Mário Quintana/RS.

Tatiana Gomes Rosa, Faculdade Mário Quintana (FAMAQUI), Porto Alegre - RS/Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS - 1994), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Trabalhou como assessora científica no Laboratório de Fisiologia Celular da UFRGS, trabalhando no desenvolvimento do Lipocardium Plus, juntamente com o Professor Dr. Paulo Ivo Homem de Bittencourt Jr. Atualmente é professora de Bioquímica das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), professora de genética na Faculdade Mario Quintana (FAMAQUI), professora de Neuropsicofisiologia na Faculdade Brasileira de Inovação (FABIN) e estudante de Psicologia na Faculdade Mario Quintana.

Régis Rodrigues da Silveira, Faculdade Mário Quintana

Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (2011), com MBA em Gestão de Pessoas pela mesma instituição (2012). Especialista em Gestão da Previdência Complementar pela Verbo Jurídico (2021), MBA em Gestão Pública com Ênfase em Meio Ambiente e Energia pela UniRitter (2021), Especialista em Neuropsicologia pela UNIASSELVI (2021) e em Psicologia Positiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2023). Atualmente, cursa graduação em Psicologia e Pós-Graduação em Psicodiagnóstico Psicanalítico, ambos pela Faculdade Mário Quintana (FAMAQUI-RS), e graduação em Cooperativismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Rutsatz, P., Mazzarotto, R., Rosa, T. G. ., & Silveira, R. R. da. (2024). Intervenção no parque farroupilha: a psicologia frente aos desastres e situações de crise. PSI UNISC, 8(3), 261-280. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i3.19952