Longevidade: Cidadania, Participação e Direitos Sociais

Autores

  • Isabel Maria Gomes de Oliveira Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Maria da Luz Leite Cabral Escola Superior de Saúde do Alcoitão - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v1i1.9629

Palavras-chave:

Envelhecimento. Longevidade. Cidadania. Participação e Direitos Sociais.

Resumo

A longevidade é sem dúvida uma das maiores conquistas da humanidade. O aumento do número de pessoas nos grupos etários mais elevados (+65) é essencialmente, fruto de um conjunto de políticas públicas e sociais, que nas últimas décadas foram implementadas em Portugal e que originaram a redução da mortalidade e consequentemente o aumento da longevidade. Ao mesmo tempo, desencadeou grandes desafios legislativos na efetivação de políticas públicas que protejam os direitos sociais e políticos. Enquanto cidadãos de pleno direito, compete ao Estado a garantia dos mesmos, promovendo o direito à cidadania, dignidade, participação cívica na sociedade.Este artigo surge a partir de um trabalho de investigação realizado com pessoas de idade avançada[1] num lar residencial, onde se refletiu sobre os sentidosque estes atribuem à cidadania e à participação, agora que estão na condição de “reformados”, “aposentados” e “institucionalizados”.


[1]OMS, 2015: 3

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Maria Gomes de Oliveira, Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Pós- Graduada em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade Aberta de Lisboa, Mestre em Ciências da Educação domínio Educação de Adultos e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e formadora certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Maria da Luz Leite Cabral, Escola Superior de Saúde do Alcoitão - Portugal

Possui mestrado em Ciencias da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciencias da Educação Universidade do Porto(2013). Atualmente é Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Tem experiência na área de Educação.

Referências

Beauvoir, Simone (1990). A Velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Bourdieu, Pierre (1998). Meditações Pascalianas. Oeiras: Celta Editora.

Bourdieu, Pierre (2001). O capital social: notas provisórias (1980). In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.) Escritos de educação (3). Petrópolis: Vozes, pp. 65-69.

Costa, Alfredo Bruto (2005). Exclusões Sociais. Cadernos democráticos. pp. 11-85. Lisboa: Gradiva.

Estevão, Carlos Alberto V. (1997). Cidadania organizacional: o enquadramento institucional de um conceito para uma alternativa pós-moderna da cidadania. Cadernos do Noroeste, 10(1). Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2762219.

Fernandes, António T. (1995). Etnicização e racização no processo de exclusão social. Recuperado de http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1381.pdf.

Fonseca, António M. (2006). A Noção de idade e o Idadismo. In: O Envelhecimento: Abordagem Psicológica (2). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, pp. 22-33.

Giddens, Anthony (1990). The consequences of modernity. Cambridge: Cambridge Polity Press.

Giddens, Anthony (1992). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta.

Karsz, Saul (1988) (1). Deconstruire la Veillesse. Les Chaiers de la Recherche sur le Travail Social (15). Caen: Presses universitaires de Caen.

Lenoir, Remi (1989). Objeto Sociológico e Problema Social. In: MERILLÈ et al. Iniciação à prática sociológica. Trad. J. de Teixeira. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

Macedo, Eunice (2009). Cidadanias em confronto Educação de jovens elites em tempo de globalização. Porto: CIIE LIVPSIC.

Marshall, Theodore H. (1967). Cidadania, Classe social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Oliveira, José H. Barros de (2010) (4). Psicologia do Envelhecimento e do Idoso Portugal: LivPsic.

OMS: Organização Mundial de Saúde (2002). Active Ageing: a policy framework. Geneva: World Health Organization.

OMS: Organização Mundial de Saúde (2015). Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde: United States of America.

Paugam, Serge (2003). A Desqualificação Social: Ensaio sobre a nova pobreza. Porto: Porto Editora.

Perrenoud, Philippe (2005). Escola e Cidadania - O Papel da Escola na Formação para a Democracia. Porto Alegre: Artmed.

Quivy, Raymund, & Campenhouldt, Luc Van (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Rodrigues, Eduardo V., Samagaio, Florbela M. da S.,Ferreira,Helder, Mendes, Maria M. F., & Januário, Susana P. C.(1999). A pobreza e a Exclusão Social: Teorias, Conceitos e Políticas Sociais em Portugal. Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/8578.

Saint-Maurice, Ana (1997). Identidades Reconstruidas: cabo-verdianos em Portugal.Oeiras: Celta Editora.

Sacristän, J. Gimeno (2003). Educar e Conviver na Cultura Global. Coleção perspetivas atuais: Educação. Edições Asa.

Santos, Boaventura S. (1997). Por Uma Conceção Multicultural de Direitos Humanos. Revista Crítica de Ciências Socais,(48), Junho de 1997. Recuperado de http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Concepcao_multicultural_direitos_humanos_RCCS48.PDF.

Squire, Anne (2005). Saúde e Bem-Estar para Pessoas Idosas: Fundamentos Básicos para a Prática. Loures: Lusociência.

Stoer, Stephen, Magalhães, António, & Rodrigues, David (2004). Os Lugares da Exclusão Social. Um dispositivo de diferenciação pedagógica. São Paulo: Cortez Editora.

Stoer, Stephen, & Magalhães, António(2005). «A Diferença Somos Nós» - A Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais. Porto: Edições Afrontamento.

Stoer, Stephen (2008). Novas Formas de Cidadania, a Construção Europeia e a Reconfiguração da Universidade. Revista:Educação, Sociedade & Culturas, (26), pp. 219-238.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

de Oliveira, I. M. G., & Cabral, M. da L. L. (2017). Longevidade: Cidadania, Participação e Direitos Sociais. PSI UNISC, 1(1), 18-31. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v1i1.9629

Edição

Seção

Artigos