Prevalência de Afastamentos por Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho em Professores

Autores

  • Mary Sandra Carlotto Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos
  • Sheila Gonçalves Câmara Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
  • Jaqueline Vidal Batista Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Gabriela Azeredo Schneider Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12464

Palavras-chave:

Transtornos mentais, Absenteísmo, Segurança e saúde ocupacional, Professores.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar a prevalência dos afastamentos do trabalho por Transtornos Mentais e Comportamentais Relacionados Ao Trabalho (TMCRT) em professores. Foi utilizado um delineamento transversal das licenças médicas dos professores entre os anos de 2012 a 2016. A população em estudo foram todos os professores de escolas municipais de um município da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS (n=2.181). A amostra foi constituída por 246 licenças de afastamento por motivo de saúde relacionado ao trabalho dentre 116 professores, no período em estudo. A prevalência de TMRC foi de 11% em relação ao número de trabalhadores da educação do município e 8% em relação aos motivos de afastamento em geral. Os resultados evidenciaram maior frequência de transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes (52,4%), seguido de transtornos do humor (42,7%). Esses dados indicam que os transtornos mentais em professores constituem uma realidade preocupante que necessita monitoramento constante para o estabelecimento de políticas públicas de promoção da saúde e prevenção de agravos mentais à saúde dos professores.

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Biografia do Autor

Mary Sandra Carlotto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes-RJ (2000), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela (2005). Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional (GPPSO).

Sheila Gonçalves Câmara, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Psicóloga; Mestre e Doutora em Psicologia (PUCRS). Docente  do PPG Psicologia e Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Jaqueline Vidal Batista, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Psicóloga, Especialista em Teoria Psicanalítica (UFPB); Mestre em Psicologia Social (UFPB); Doutora em Saúde Pública (FIOCRUZ); Professora do PPG em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Gabriela Azeredo Schneider, Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS

Bolsista de Iniciação Científica (UNIBIC/UNISINOS).

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Carlotto, M. S., Câmara, S. G., Batista, J. V., & Schneider, G. A. (2019). Prevalência de Afastamentos por Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho em Professores. PSI UNISC, 3(1), 19-32. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12464

Edição

Seção

Artigos