Psychology’s role in socio-climatic disasters: experience in a shelter in RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i3.19938

Keywords:

disaster emergencies, floods, psychology, psychological first aid

Abstract

This report describes the experience of an intervention by Psychology professionals and students in the context of emergency and disaster in a shelter during the biggest socio-climatic disaster in the history of Rio Grande do Sul (RS). In May 2024, the campus of a private university was occupied by around 8,000 people, which required intense participation from civil society. This intervention was led by six Psychology teachers together with 111 volunteers from the area, including professionals and undergraduate students. Different working groups were organized, in stages that included training, contact with local authorities and the Regional Psychology Council, organization of a daily routine and creation of methods to record and communicate crucial information. The first actions involved bringing together all volunteers for integrated action, establishing a work schedule, having a base meeting room, mapping resources at the shelter and creating self-care routines. The next steps were articulating work with the municipal network, improving internal flows, assigning tasks to psychologists, interns and academics and recording protocol for continuous monitoring cases (n = 213) made up of 74% women (average age = 35 .60 years; SD = 14.67; age range 4 to 82 years). The Psychology intervention lasted one month and was replaced by public health services as soon as possible. The challenges involved the lack of prior training in disaster management and the absence of government contingency plans, highlighting the need for investment in professional psychology training to work in emergencies and disasters.

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Author Biographies

Vinicius Tonollier Pereira, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas RS/Brasil

Possui graduação em Psicologia (2009) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Especialização em Psicologia em Saúde (CFP, 2021), Mestrado (2013) e Doutorado (2024) em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua desde 2012 como psicólogo do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) de São Leopoldo - RS, tendo sido coordenador do serviço (2015) e coordenador de saúde mental do município (2016-2017). Professor e Coordenador do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) no campus Canoas Temas principais com que trabalha: psicologia social, políticas públicas - SUS e SUAS, álcool e outras drogas e saúde mental.

Aline Groff Vivian, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Universidade La Salle (UniLaSalle), Canoas - RS/Brasil

Psicóloga clínica (CRP 07/11991), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (IEPP), Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior (ULBRA). Professora do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade. Docente do Curso de Psicologia e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano (PPGSDH) da Universidade La Salle (Unilasalle), Canoas - RS/Brasil. Editora da Revista  Saúde e Desenvolvimento Humano (Unilasalle).

sicóloga clínica (CRP 07/11991), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (IEPP), Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior (ULBRA). Professora do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade. Docente do Curso de Psicologia e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano (PPGSDH) da Universidade La Salle (Unilasalle), Canoas - RS/Brasil. Editora da Revista  Saúde e Desenvolvimento Humano (Unilasalle).

Fernanda Pasquoto de Souza, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas - RS/Brasil

Psicóloga clínica, pós-doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) doutorado em Psicologia Clínica (PUCRS) e mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, possui especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP, bem como formação em Terapia do Esquema credenciada internacionalmente junto à International Society of Schema Therapy (ISST) e ao New Jersey/ New York Institute of Schema Therapy - USA. A profissional é docente no Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É editora da Revista Interdisciplinar de Psicologia e Promoção da Saúde (ALETHEIA) e membro do GT Processos, Saúde e Investigação em uma perspectiva Cognitivo-Comportamental - ANPEPPE.

Valmir Dorn Vasconcelos, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas - RS/Brasil

Psicólogo (CRP 07/25931), Doutorando, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Graduado pela UFRGS (2015), Especialista em Avaliação Psicológica (2017) pela Faculdade Mário Quintana (Famaqui, 2017). Temas principais de pesquisa: Saúde do Trabalhador, Psicopatologia e Avaliação Psicológica. Professor do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

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Published

2024-12-24

How to Cite

Pereira, V. T., Vivian, A. G., Souza, F. P. de, & Vasconcelos, V. D. (2024). Psychology’s role in socio-climatic disasters: experience in a shelter in RS. PSI UNISC, 8(3), 304-323. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v8i3.19938