A EDUCAÇÃO SEGUNDO PAULO FREIRE: DA PARTICIPAÇÃO À LIBERTAÇÃO

Autores

  • Nilo Agostini Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.10602

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Liberdade, Conscientização.

Resumo

O presente estudo investiga a educação segundo Paulo Freire no binômio educação e participação, bem como educação e libertação, a partir das suas publicações Educação como prática da liberdade, Pedagogia do Oprimido e Conscientização: Teoria e prática da libertação, alicerces de seu pensamento, igualmente tendo em conta estudos sobre a sua obra e outros escritos seus. O analfabetismo desafia-o a buscar uma nova pedagogia, em meio a receituários tradicionais. Ele abre caminhos para a educação ora como prática da liberdade, ora como ação libertadora. Eixo central de suas concepções, a conscientização apresenta-se, por sua vez, como práxis, processo de ação e reflexão da mulher e do homem na história, no despertar de sua consciência crítica, na afirmação humana como sujeitos comprometidos com a transformação desta mesma história.

Downloads

Biografia do Autor

Nilo Agostini, Universidade São Francisco

Doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França. Docente no Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na USF.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Agostini, N. (2018). A EDUCAÇÃO SEGUNDO PAULO FREIRE: DA PARTICIPAÇÃO À LIBERTAÇÃO. Reflexão E Ação, 26(1), 149-164. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.10602