A EDUCAÇÃO SEGUNDO PAULO FREIRE: DA PARTICIPAÇÃO À LIBERTAÇÃO

Autores

  • Nilo Agostini Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.10602

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Liberdade, Conscientização.

Resumo

O presente estudo investiga a educação segundo Paulo Freire no binômio educação e participação, bem como educação e libertação, a partir das suas publicações Educação como prática da liberdade, Pedagogia do Oprimido e Conscientização: Teoria e prática da libertação, alicerces de seu pensamento, igualmente tendo em conta estudos sobre a sua obra e outros escritos seus. O analfabetismo desafia-o a buscar uma nova pedagogia, em meio a receituários tradicionais. Ele abre caminhos para a educação ora como prática da liberdade, ora como ação libertadora. Eixo central de suas concepções, a conscientização apresenta-se, por sua vez, como práxis, processo de ação e reflexão da mulher e do homem na história, no despertar de sua consciência crítica, na afirmação humana como sujeitos comprometidos com a transformação desta mesma história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilo Agostini, Universidade São Francisco

Doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França. Docente no Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na USF.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Agostini, N. (2018). A EDUCAÇÃO SEGUNDO PAULO FREIRE: DA PARTICIPAÇÃO À LIBERTAÇÃO. Reflexão E Ação, 26(1), 149-164. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.10602