A EDUCAÇÃO SEGUNDO PAULO FREIRE: DA PARTICIPAÇÃO À LIBERTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.10602Palavras-chave:
Paulo Freire, Educação, Liberdade, Conscientização.Resumo
O presente estudo investiga a educação segundo Paulo Freire no binômio educação e participação, bem como educação e libertação, a partir das suas publicações Educação como prática da liberdade, Pedagogia do Oprimido e Conscientização: Teoria e prática da libertação, alicerces de seu pensamento, igualmente tendo em conta estudos sobre a sua obra e outros escritos seus. O analfabetismo desafia-o a buscar uma nova pedagogia, em meio a receituários tradicionais. Ele abre caminhos para a educação ora como prática da liberdade, ora como ação libertadora. Eixo central de suas concepções, a conscientização apresenta-se, por sua vez, como práxis, processo de ação e reflexão da mulher e do homem na história, no despertar de sua consciência crítica, na afirmação humana como sujeitos comprometidos com a transformação desta mesma história.Downloads
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