CRIANÇAS INDÍGENAS NA CIDADE: ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE DAS INVESTIGAÇÕES REALIZADAS NA COLÔMBIA ENTRE 2005 E 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11303

Palavras-chave:

Estado da arte, Crianças indígenas, Educação, Cidade.

Resumo

O artigo faz parte da tese de doutorado da autora. A tese indaga sobre as formas de existência da infância indígena na cidade e nos cenários que surgiram para sua educação e cuidado. Assim, o presente artigo analisa a produção de artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e produções elaboradas por grupos de investigação na Colômbia, que abordam o campo temático mencionado. As fontes foram localizadas mediante buscadores acadêmicos. Os textos identificados foram analisados com ênfase na abordagem temática, no marco teórico, na metodologia e nos achados da pesquisa. Na análise, conclui-se que a temática é pouco explorada, sendo a antropologia e a educação os campos disciplinares mais interessados. Evidencia-se a necessidade de mudança no entendimento sobre o que é ser menino e menina, bem como a resignificação da ideia de indígenas na cidade como vítima, para poder apreciá-los na qualidade de ator e gestor das suas próprias histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Lucía Reyes Ramírez, UFRGS- Brasil UNAD- Colombia

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na UFRGS, com bolsa Capes- OEA 2014, sob a orientação do professor Dr. José Jaime Zitkostky e a co- orientação da Professora María Aparecida Bergamaschi. Pesquisa sobre temas de infância, educação e crianças indígenas na cidade. Professora na Escola de Ciências da Educação na Universidad Nacional Abierta y a Distancia (UNAD), da Colômbia e na Maestría en Asesoria Familiar y Gestión de Programas para la Familia da Univerdad de la Sabana- Colômbia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: "Infancias, educación y diversidad", categoria C em Colciencia- Colômbia edital 2017, inscrito no programa de Licenciatura en Pedagogía Infantil da UNAD. olgalureyes@yahoo.com.

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Reyes Ramírez, O. L. (2018). CRIANÇAS INDÍGENAS NA CIDADE: ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE DAS INVESTIGAÇÕES REALIZADAS NA COLÔMBIA ENTRE 2005 E 2017. Reflexão E Ação, 26(1), 214-229. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11303