CRIANÇAS INDÍGENAS NA CIDADE: ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE DAS INVESTIGAÇÕES REALIZADAS NA COLÔMBIA ENTRE 2005 E 2017
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11303Palavras-chave:
Estado da arte, Crianças indígenas, Educação, Cidade.Resumo
O artigo faz parte da tese de doutorado da autora. A tese indaga sobre as formas de existência da infância indígena na cidade e nos cenários que surgiram para sua educação e cuidado. Assim, o presente artigo analisa a produção de artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e produções elaboradas por grupos de investigação na Colômbia, que abordam o campo temático mencionado. As fontes foram localizadas mediante buscadores acadêmicos. Os textos identificados foram analisados com ênfase na abordagem temática, no marco teórico, na metodologia e nos achados da pesquisa. Na análise, conclui-se que a temática é pouco explorada, sendo a antropologia e a educação os campos disciplinares mais interessados. Evidencia-se a necessidade de mudança no entendimento sobre o que é ser menino e menina, bem como a resignificação da ideia de indígenas na cidade como vítima, para poder apreciá-los na qualidade de ator e gestor das suas próprias histórias.Downloads
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