A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Susana Soares Tozetto
  • Thaís de Sá Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1150

Resumo

A prática pedagógica é entendida na percepção de GIMENO SACRISTÁN (1999) como uma ação do professor no espaço de sala de aula. Pautado no conceito do referido autor, o texto buscou investigar qual o conceito de prática pedagógica das acadêmicas do curso de Pedagogia da UNICENTRO, a fim de identificar nos depoimentos das alunas indícios que retratem qual a relação teoria/prática discutida realmente no curso de Pedagogia. Essa relação é discutida, principalmente, na disciplina de Estágio Supervisionado no terceiro ano do curso de formação de professores, em razão desta promover, de maneira mais concreta, a reflexão sobre a relação entre a teoria, que fundamentou os primeiros anos do curso, e a prática que irá desenvolver. O que se percebeu é que não bastam somente leituras e uma relação forçada pelos exemplos da prática pedagógica, se faz necessário uma postura investigativa das alunas em todos os momentos do curso. Dentre o grupo de acadêmicas que demonstraram compreensão do referido conceito, percebeu-se que a fundamentação teórico/prática realizada no curso de Pedagogia da UNICENTRO tem provocado a relação dos fundamentos teóricos e das ações práticas do trabalho docente. Palavras-chave: prática pedagógica; formação de professores; saberes docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Tozetto, S. S., & Gomes, T. de S. (2009). A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. Reflexão E Ação, 17(2), 181-196. https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1150