A PRESENÇA DO DISCURSO MODERNO/COLONIAL NO CURRÍCULO E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS

Autores

  • Sirley Lizott Tedeschi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11663

Palavras-chave:

Currículo escolar, Diferença, Identidade, Modernidade.

Resumo

Neste artigo discutimos como a diferença ainda se constitui em um problema para a escola e para o currículo, como a presença de outros sujeitos que não se assemelham ao modelo idealizado pela modernidade ainda constrange, perturba e inquieta os/as professores/as. Nossa análise é fruto de pesquisa realizada – através de entrevista semiestruturada – com professores/as que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual. A análise dos enunciados dos/as professores/as se aproxima da perspectiva pós-estruturalista, e entendemos que o currículo escolar ainda sofre os efeitos do discurso moderno/colonial. Capturados/as por esse discurso, os/as professores/as ainda representam a diferença a partir da mesmidade e para a mesmidade, procurando negar a pluralidade e a imprevisibilidade da alteridade.

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Biografia do Autor

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

Tedeschi, S. L., & Pavan, R. (2018). A PRESENÇA DO DISCURSO MODERNO/COLONIAL NO CURRÍCULO E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS. Reflexão E Ação, 26(2), 43-56. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11663

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos