TERAPIA OCUPACIONAL E PEDAGOGIA PAULO FREIRE: CONFIGURAÇÕES DO ENCONTRO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL

Autores

  • Daniela Tavares Gontijo Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências da Saúde. Professora associada do curso de Terapia Ocupacional da UFPE, membro da Cátedra Paulo Freire – UFPE
  • Maria Eliete Santiago

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11667

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Pedagogia Paulo Freire, Revisão integrativa.

Resumo

A Terapia Ocupacional objetiva que as pessoas e grupos sociais tenham a oportunidade de se envolverem nas ocupações desejadas e/ou necessárias para a sua saúde, bem estar e inclusão social. Objetivou-se compreender como as concepções de Paulo Freire tem se relacionado com a Terapia Ocupacional no contexto brasileiro. Revisão integrativa da literatura que analisou tematicamente 37 artigos publicados de 2000 a 2016, que citaram pelo menos uma obra do educador como referência bibliográfica. Observa-se, temporalmente, aumento progressivo das citações, sendo Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia e Educação como prática da Liberdade as obras mais citadas. Estas são utilizadas como referencial teórico, metodológico ou ambos, com destaque para os constructos diálogo, problematização, reflexão crítica e conscientização na perspectiva da Terapia Ocupacional enquanto promotora de um processo educativo libertador. Conclui-se aproximação crescente e vigorosa da Terapia Ocupacional com a Pedagogia Paulo Freire na busca de perspectivas mais críticas para compreender a profissão e sua relação com os sujeitos e grupos sociais.

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Biografia do Autor

Daniela Tavares Gontijo, Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências da Saúde. Professora associada do curso de Terapia Ocupacional da UFPE, membro da Cátedra Paulo Freire – UFPE

Deparamento de Educão Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado

Maria Eliete Santiago

Doutora em Educação. Professora Titular do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação da UFPE.Coordenadora da Cátedra Paulo Freire/UFPE

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Gontijo, D. T., & Santiago, M. E. (2018). TERAPIA OCUPACIONAL E PEDAGOGIA PAULO FREIRE: CONFIGURAÇÕES DO ENCONTRO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL. Reflexão E Ação, 26(1), 132-148. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11667