A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ÂMBITO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11706Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino Fundamental, Experiências Escolares.Resumo
O artigo aborda as concepções de educação das relações étnico-raciais/ERER presentes nos depoimentos de alunas/os concluintes do Ensino Fundamental, a partir de suas trajetórias em duas escolas da rede municipal de São Leopoldo/RS. Objetiva-se compreender como os estudantes concebem a educação das relações étnico-raciais a partir das suas experiências escolares e refletir sobre o alcance da implementação da Lei 10.639/03 em âmbito local. Numa abordagem qualitativa, o estudo embasa-se na análise da legislação municipal para a ERER, em entrevistas com os supervisores pedagógicos e na aplicação de questionário as/os alunas/os. Como resultados, discutem-se limites e possibilidades de efetivação de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas estudadas e identificam-se conhecimentos/reflexões construídos pelas/os estudantes sobre o tema com base em suas experiências escolares.Downloads
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