MEDICALIZAÇÃO NA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS INFANTIS

Autores

  • George Saliba Manske Universidade do Vale do Itajaí
  • Daniela Cristina Rático de Quadros UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11709

Palavras-chave:

Medicalização, Infância, Educação.

Resumo

A infância enquanto condição humana está articulada com as diferentes concepções nas quais foi produzida. Nesse ínterim, multiplicidades de saberes técnico-científicos constroem verdades organizando os modos de compreensão sobre ela. Considerando a atualidade dessas relações, realizamos uma pesquisa junto a profissionais da educação de escolas públicas de um município do sul do Brasil. Investigamos os processos de medicalização na constituição de sujeitos escolares. A consolidação do discurso biomédico no âmbito das escolas tem sido cada vez mais frequente, e sua difusão e reiteração reforçam argumentos de ordem biológica em situações que são, em boa medida, de ordem social e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Educação (PPGEDU/UFRGS) Professor no Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho, Mestrado em Educação e Cursos de Educação Física (UNIVALI)

Daniela Cristina Rático de Quadros, UNIVALI

Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho (UNIVALI) Professora do curso de Enfermagem (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Manske, G. S., & Quadros, D. C. R. de. (2018). MEDICALIZAÇÃO NA ESCOLA E A PRODUÇÃO DE SUJEITOS INFANTIS. Reflexão E Ação, 26(2), 57-73. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11709

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos