Discursos inclusivos em circulação nas escolas e seus efeitos na condução docente
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.11748Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Subjetivação, Educação Especial.Resumo
Este artigo objetiva analisar os desdobramentos das políticas de inclusão na sociedade, problematizando os efeitos de tais políticas nos processos de subjetivação de docentes de escolas públicas. Ancoradas metodologicamente nos estudos foucaultianos, as análises ora apresentadas partem do trabalho em dois grupos de materiais: o primeiro constituído por discursos educacionais voltados para a educação inclusiva, produzidos no Brasil na última década; o segundo constituído por três investigações realizadas em escolas que possuem alunos em processos de inclusão. Nas análises foi possível perceber práticas discursivas produzidas pelos professores, cujos efeitos de subjetivação resultam na responsabilização da educação especial pela efetivação das ações inclusivas na escola e no silenciamento com relação as orientações políticas, o que acaba operando a não problematização e o fortalecimento do imperativo inclusivo no país.Downloads
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