CAPACITAR AS ELITES? UMA REFLEXÃO SOBRE O EMPODERAMENTO DAS MULHERES UNIVERSITÁRIAS

Autores

  • Trinidad Donoso-Vázquez Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11802

Palavras-chave:

Emponderamento, Mulheres, Educação superior.

Resumo

Este artigo apresenta a tese de que a gênese e a essência do empoderamento estão vinculadas a grupos vulneráveis com grandes dificuldades de acesso a recursos e poder e que, portanto, parece incompatível com o mundo universitário que representa a elite do sistema educacional e com o empoderamento das mulheres no ensino superior. Depois de desenvolver algumas experiências de empoderamento das mulheres nas universidades e de revisar as chaves para o empoderamento, é feita uma lista dos discursos que distorcem e discriminam as mulheres no mundo universitário. Finalmente, as características de como deve ser e o que deve ser considerado para um processo de capacitação na universidade são estabelecidas.

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Biografia do Autor

Trinidad Donoso-Vázquez, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

Deparamento de Educão Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Donoso-Vázquez, T. (2018). CAPACITAR AS ELITES? UMA REFLEXÃO SOBRE O EMPODERAMENTO DAS MULHERES UNIVERSITÁRIAS. Reflexão E Ação, 26(2), 182-202. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11802

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos