HORIZONTES DE PLAUSIBILIDADE SOB A CRÍTICA DA FILOSOFIA: ENTRE LUZES, HORRORES E VÍTIMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12470

Palavras-chave:

Horizonte de plausibilidade, Capitalismo como religião, Escola do DEI, Vítimas, Perspectiva descolonial.

Resumo

A Modernidade e o capitalismo consolidam um marco categorial que referencia a normalidade da vida, o modo de ser humano válido e seus horizontes de compreensão. Esse processo direciona os símbolos que permeiam o conhecimento, com significados tacitamente aceitos, condicionando o pensar, mas permanecendo impensado. O neoliberalismo radicaliza tal perspectiva colocando a vida humana sob ameaça. Os estudos do “capitalismo como religião”, em especial como matizado pela Escola do DEI, pode colaborar com esta temática já esboçada na Educação. Tendo como referência a vítima real e concreta, investigamos que tipo de contribuições esse setor pode oferecer à renovação da Filosofia da Educação tornando os critérios de plausibilidade um problema ético-educacional no enfrentamento da modernidade capitalista. A investigação teórico-bibliográfica, referenciada pela dialética compreensiva, permite caracterizar e inventariar possibilidades desta articulação categorial.

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Biografia do Autor

Allan da Silva Coelho, Núcleo de Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Licenciado em Filosofia, Doutor em Ciências da Religião, professor no PPGE-UNIMEP.

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Publicado

2018-11-22

Como Citar

Coelho, A. da S. (2018). HORIZONTES DE PLAUSIBILIDADE SOB A CRÍTICA DA FILOSOFIA: ENTRE LUZES, HORRORES E VÍTIMAS. Reflexão E Ação, 26(3), 34-51. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12470

Edição

Seção

Dossiê Temático: 10anos PPGEDU UNISC