PESQUISAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS E CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS: BRICOLAR E EXPERIENCIAR COMO BASE METODOLÓGICA

Autores

  • Adir Casaro Nascimento Universidade Católica Dom Bosco
  • Rozane Alonso Alves Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12541

Palavras-chave:

Crianças Indígenas, Bricolar, Experienciar, Pesquisa, Estudos Culturais.

Resumo

A proposta deste artigo busca problematizar o uso da bricolagem e do experienciar como base teórico-metodológico no campo das pesquisas com crianças indígenas. Buscando dialogar com as crianças indígenas, as autoras trazem neste excerto, os aspectos teóricos-metodológicos que produziram os dados, e observaram os olhares e as experiências no contexto da bricolagem e da experienciação. Propomos analisar as implicações conceituais e metodológicas que possibilitaram a ampliação da campo empírico, além da abertura ao estar com crianças indígenas e construir com elas possibilidades metodológicas. Apontamos o campo dos Estudos Culturais como campo conceitual que constitui as discussões sobre bricolar e experienciar com crianças indígenas.

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Biografia do Autor

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação Programa de Pós- Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Linha de pesquisa- Diversidade Cultural e Educação Indígena

Rozane Alonso Alves, Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri.

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri.

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Publicado

2018-11-22

Como Citar

Nascimento, A. C., & Alves, R. A. (2018). PESQUISAS COM CRIANÇAS INDÍGENAS E CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS: BRICOLAR E EXPERIENCIAR COMO BASE METODOLÓGICA. Reflexão E Ação, 26(3), 106-122. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.12541

Edição

Seção

Dossiê Temático: 10anos PPGEDU UNISC