DESAFIOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12620

Palavras-chave:

Medida Socioeducativa de Internação, Trabalho docente, Educação Física.

Resumo

Este estudo realizado em um Centro de Atendimento Socioeducativo de internação de Campinas/SP buscou compreender como a educação física se constitui no cotidiano de uma Instituição de privação de liberdade a jovens autores de atos infracionais e os desafios imbricados para a atuação docente neste contexto. Observaram-se diversos dispositivos de segurança e de controle que regulam o cotidiano institucional e o professor passa por constantes processos de adaptação. Há também dificuldades que se arrolam em função das contradições existentes entre um espaço que se pretende emancipador, mas que controla os corpos submetidos à medida socioeducativa.

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Biografia do Autor

Carolina Maciel Souza, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestra em Educação. Supervisora Técnica na Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente)

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Professora Adjunta

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino (área Didática e Formação de Professores) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos) da UFSCar

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Souza, C. M., & Onofre, E. M. C. (2019). DESAFIOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO. Reflexão E Ação, 27(2), 166-181. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12620

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade