PRODUÇÃO ARTESANAL COM MULHERES EM PRISÕES: REFLEXÃO E CRIATIVIDADE SUPERANDO A LÓGICA PATRIARCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12636

Palavras-chave:

Produção artesanal, Artesanato, Trabalhos manuais, Mulheres em situação de prisão

Resumo

Abordamos, neste artigo, pressupostos teórico-metodológicos que orientaram a realização de oficinas de artesanato com mulheres em situação de prisão por meio da extensão universitária. Problematizamos o aprisionamento, analisando a subjugação histórica das mulheres a qual passou, também, pelos trabalhos manuais. Partindo de pesquisas acadêmicas realizadas nos últimos anos, incorporamos elementos das pedagogias que são (re)inventadas por mulheres, no momento em que se reúnem para aprender e ensinar trabalhos manuais. Apresentamos subsídios para (re)pensar a produção artesanal como prática criativa e reflexiva, questionando a lógica patriarcal que essas atividades tendem a assumir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lemos da Cunha Della Libera, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta 3, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, Área de Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Della Libera, A. L. da C. (2019). PRODUÇÃO ARTESANAL COM MULHERES EM PRISÕES: REFLEXÃO E CRIATIVIDADE SUPERANDO A LÓGICA PATRIARCAL. Reflexão E Ação, 27(2), 07-21. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.12636

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Privação de Liberdade