A tessitura de um projeto de formação de professores: Educação das Relações Étnico-Raciais

Autores

  • Cyntia Simioni França Docente do Programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.13117

Palavras-chave:

Formação continuada, Diversidade, Educação das relações étnico-raciais (ERER).

Resumo

O artigo apresenta parte de um projeto formativo sobre relações étnico-raciais, realizado por uma universidade e com professores de uma escola pública, no estado do Paraná. Buscou-se desconstruir estereótipos e preconceitos perpetuados no imaginário social em relação aos povos africanos e afro-brasileiros, construir relações mais solidárias e valorizar uma educação antirracista que problematiza as narrativas dominantes. Apesar das contradições da modernidade capitalista, o texto defende que ainda pode-se operar pelas brechas do pensamento hegemônico para que outras relações humanas possam ser construídas no presente, de modo que superemos o racismo e o mito da democracia racial.

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Biografia do Autor

Cyntia Simioni França, Docente do Programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná

Docente do Programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná Doutora em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP Membro do Grupo de Pesquisa do GEPEC e Kairós, ambos da UNICAMP Membro do Grupo de Pesquisa Rastros da Universidade de São Francisco

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Publicado

2021-01-05

Como Citar

França, C. S. (2021). A tessitura de um projeto de formação de professores: Educação das Relações Étnico-Raciais. Reflexão E Ação, 29(1), 50-67. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.13117

Edição

Seção

Artigos do Fluxo