Organizações docentes na Reforma do Ensino Médio: análise do posicionamento da Anfope e da CNTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.13616

Palavras-chave:

Ensino Médio, Reforma, ANFOPE, CNTE.

Resumo

O artigo visa a analisar o posicionamento político da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) quanto à reforma do Ensino Médio e à Base Nacional Comum Curricular. É resultado da pesquisa documental, com base nos documentos produzidos pelas referidas organizações entre os anos de 2016 e 2018. Após contextualizar o golpe de 2016 e analisar a reforma educacional no conjunto das demais reformas, o estudo ressalta a importância das organizações coletivas no atual contexto de ataque a democracia e aos direitos garantidos, entre eles, o direito das camadas populares à educação socialmente qualificada.

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Biografia do Autor

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professor Adjunto da Faculdade de Educação/UERJ, Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada (DEIC), área da Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2021-01-05

Como Citar

Barbosa, C. S. (2021). Organizações docentes na Reforma do Ensino Médio: análise do posicionamento da Anfope e da CNTE. Reflexão E Ação, 29(1), 187-201. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.13616

Edição

Seção

Artigos do Fluxo