A formação matemática na pedagogia: a articulação universidade-escola como caminho formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.13780

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia, Matemática, Universidade-escola.

Resumo

Considerando que a formação matemática na Pedagogia apresenta lacunas, o objetivo deste artigo é o de problematizar as possibilidades de se formar para a docência em Matemática por meio de um projeto voltado à Licenciatura. Embasando-se em autores que discutem formação docente em matemática e na pesquisa qualitativa, analisou-se um relato de uma sequência didática sobre multiplicação, numa turma de 5º ano e dados de um questionário aplicado aos graduandos. Concluiu-se que as atividades do projeto têm ampliado a formação docente em matemática ao possibilitar a vivência em salas de aula, tendo a escola pública também como espaço formativo, articulando teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alves de Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Metodologia da Educação, lecionando as disciplinas de Didática, Estágio Supervisionado e Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

de Azerêdo, M. A. (2021). A formação matemática na pedagogia: a articulação universidade-escola como caminho formativo. Reflexão E Ação, 29(1), 114-132. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.13780

Edição

Seção

Artigos do Fluxo