Sonho e Educação: deslocamentos pela Filosofia da Diferença

Autores

  • Sandra Mara Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marina dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14013

Palavras-chave:

Sonho, Educação, Filosofia da Diferença

Resumo

Este artigo trata a atualidade da função social e poética do sonho via a Filosofia da Diferença e Educação. Entende o potencial artístico e filosófico dos atravessamentos possíveis a cada abordagem do sonho (biográfica, transpessoal ou simbólica) no pensamento que traduz o arquivo da educação pelo onírico. Pensa a invenção pelos deslocamentos que o sonho provoca nos corpos, abrindo espaços aos revezamentos entre o individual e o social, entre a escrita e a educação.

Downloads

Biografia do Autor

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sandra Mara Corazza, Doutora em Educação, Professora Titular Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil. Pesquisadora de Produtividade do CNPq 1B. ORCID http://orcid.org/0000-0002-1237-198X Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4785443H5

Marina dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marina dos Reis, mestranda em Filosofias da Diferença e Educação sob orientação da Profª Drª Sandra Mara Corazza. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil; ORCID https://orcid.org/0000-0002-2088-5358 Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779149E8

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Corazza, S. M., & Reis, M. dos. (2020). Sonho e Educação: deslocamentos pela Filosofia da Diferença. Reflexão E Ação, 28(2), 07-20. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14013

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea