Sonho e Educação: deslocamentos pela Filosofia da Diferença

Autores

  • Sandra Mara Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marina dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14013

Palavras-chave:

Sonho, Educação, Filosofia da Diferença

Resumo

Este artigo trata a atualidade da função social e poética do sonho via a Filosofia da Diferença e Educação. Entende o potencial artístico e filosófico dos atravessamentos possíveis a cada abordagem do sonho (biográfica, transpessoal ou simbólica) no pensamento que traduz o arquivo da educação pelo onírico. Pensa a invenção pelos deslocamentos que o sonho provoca nos corpos, abrindo espaços aos revezamentos entre o individual e o social, entre a escrita e a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sandra Mara Corazza, Doutora em Educação, Professora Titular Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil. Pesquisadora de Produtividade do CNPq 1B. ORCID http://orcid.org/0000-0002-1237-198X Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4785443H5

Marina dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marina dos Reis, mestranda em Filosofias da Diferença e Educação sob orientação da Profª Drª Sandra Mara Corazza. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil; ORCID https://orcid.org/0000-0002-2088-5358 Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779149E8

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Corazza, S. M., & Reis, M. dos. (2020). Sonho e Educação: deslocamentos pela Filosofia da Diferença. Reflexão E Ação, 28(2), 07-20. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14013

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea