Publicidade como Pedagogia Cultural: representações de gênero nas campanhas de Jean-Paul Gaultier

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14051

Palavras-chave:

Pedagogia Cultural, Estudos Culturais, Publicidade, Gênero.

Resumo

Compreendendo que os processos educativos têm se estendido para além de uma reflexão meramente voltada aos espaços formalizados de educação, este artigo lança luz à Publicidade, concebendo-a como um artefato cultural que constitui identidades. Por um viés amparado na interface entre os Estudos Culturais e os Estudos de Gênero, procuramos aqui identificar, à luz da análise cultural, as representações de gênero encontradas em 04 imagens das campanhas dos perfumes Le Male e Classique de Jean-Paul Gaultier, apontando que estas, baseando-se em uma ideia de masculinidade viril e potente, bem como em uma feminilidade doce e sensual, carregam identidades estereotipadas de gênero que educam os sujeitos através da ideia de uma naturalização de certos comportamentos atribuídos, dicotomicamente, aos homens e às mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação na linha de Estudos Culturais da Educação (PPGE/UFPB), integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/PPGE/UFPB) e do Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação (LEVE/UFPE). E-mail: ateneu7@gmail.com.

Jeane Félix, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba na linha dos Estudos Culturais da Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI/PPGE/UFPB).

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Oliveira da Silva Junior, A., & Félix, J. (2020). Publicidade como Pedagogia Cultural: representações de gênero nas campanhas de Jean-Paul Gaultier. Reflexão E Ação, 28(2), 44-57. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14051

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea