Quando a recordação é referência: reflexões e experiências de uma professora/pesquisadora no campo da história da educação

Autores

  • Maria Helena Camara Bastos
  • Isabel Bilhão Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (UNISINOS)
  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.14098

Palavras-chave:

História da Educação, Maria Helena Camara Bastos, trajetória profissional

Resumo

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Biografia do Autor

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Docente do Departamento de História e Geografia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação e coordena o curso de pós-graduação em História da Alimentação e Patrimônio Cultural. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq; pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais (UNISC) e colaborador no Grupo EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa (UNICAMP/UFPR). Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES), é mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS. Tem experiência de pesquisa e ensino nos seguintes temas e eixos: Estado, Políticas e Educação; Educação e Memória Social; Memória e Patrimônio Cultural; Pesquisa biográfica e (auto)biográfica; história da alimentação; História do Brasil República; História e memórias da Educação no Brasil; Clandestinidade e Culturas Políticas; Currículo e Ensino Médio. ResearcherID: http://www.researcherid.com/rid/N-3852-2015 E-mail: eders@unisc.br

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Bastos, M. H. C., Bilhão, I., & Silveira, Éder da S. (2019). Quando a recordação é referência: reflexões e experiências de uma professora/pesquisadora no campo da história da educação. Reflexão E Ação, 27(3), 247-259. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.14098