Juventudes líquidas em espaços educacionais ainda sólidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.14167

Palavras-chave:

Juventudes, Escola, Educação, Ensino Médio, Modernidade Líquida

Resumo

Este artigo contextualiza a condição e o comportamento das juventudes nas sociedades líquido-modernas e suas relações com a escola e a educação. Tais reflexões conduzem e indicam sujeitos que constituem suas identidades e interesses em formas fugazes e voláteis, havendo um natural desengajamento dos jovens com a educação, em um cenário de conflitos entre modelos ainda sólidos e necessidades líquidas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Koch, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)

Doutor em Educação (Culturas Juvenis) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Educação (Estudos Culturais) pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho (UGF), e graduado em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) [CREF 012626-G/RS]. Pesquisador Associado do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura - CLAEC. Atualmente é diretor do Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinares - LEAM (Uergs/UFRGS/UFSM/UFPel) e professor adjunto C da Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, lotado na unidade Hortênsias-São Francisco de Paula. Idealizador e coordenador institucional dos Jogos Universitários da Uergs - JUergs. Foi Diretor Regional - Campus II (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Encantado, Montenegro, São Francisco de Paula e Vacaria) entre 2014 e 2019, e coordenador do curso de Pedagogia (Unidade: São Francisco de Paula/Uergs) entre 2012 e 2014. Jornalista Esportivo (MTB - 13.743). Também foi coordenador de esportes da Rádio Guaíba, pela qual realizou as coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 e Atenas-2004, dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007 e, dos Jogos Mundiais Militares Rio-2011. Recebeu a Medalha João Saldanha pela contribuição ao esporte gaúcho, em 2009. Autor dos livros Universíade 1963 - História e Resultados dos Jogos Mundiais Universitários de Porto Alegre; Tie-Break - A saga dourada do vôlei masculino do Brasil; A Vitória vem dos Céus - A trajetória do brasileiro campeão mundial de judô; e Celeste Olímpica - A era de ouro da seleção uruguaia. Co-autor de: O Rádio e as Copas do Mundo; Educação e Interdisciplinaridade; e Educação para a Sustentabilidade. Produtor dos cd´s: Brasil Pentacampeão; e Planeta Colorado. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Futebol, Jogos Olímpicos, Práticas Corporais, Educação, e Comunicação & Esporte. Trabalha com o processo contemporâneo da Futebolização, articulando o mesmo aos conceitos de Modernidade Líquida (Bauman 1925-2017), Hipermodernidade (Lipovetsky 1944-) e Hibridização (Canclini 1939-); realizando pesquisas e estudos junto aos jovens torcedores pós-modernos (Giulianotti 1966-) e suas manifestações e produtividades nas Sociedades de Espetáculo (Debord 1931-1994), e de Consumidores (Bauman 1925-2017).

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutora em Filosofia e Ciências pela Unesp, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Metodologia do Ensino e líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). 

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Koch, R., & Tomazetti, E. M. (2024). Juventudes líquidas em espaços educacionais ainda sólidos. Reflexão E Ação, 32(1), 65-81. https://doi.org/10.17058/rea.v32i1.14167

Edição

Seção

Artigos do Fluxo