Narrativa e trajetória camponesa: estudo de caso em um curso de licenciatura em Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14364

Palavras-chave:

Metodologia das Produções Narrativas, Alternâncias Educativas, Educação do Campo.

Resumo

As Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoCs) formam educadores para atuarem em espaços educativos escolares e não escolares. Organizam-se pela Alternância Educativa, articulando atividades na universidade e na comunidade de seus educandos. Esta pesquisa realizou três entrevistas com uma educanda sobre seus territórios educativos. Tinha por objetivo avaliar as contribuições da Metodologia das Produções Narrativas (MPN) como uma estratégia pedagógica para o desenvolvimento de processos educativos no âmbito de uma LEdoC. Concluiu-se que a MPN favorece uma leitura concreta do campo, produzindo reflexões e sínteses sobre as identidades, trajetórias e escolhas da educanda, apresentando-se como uma estratégia promissora para o processo formativo das LEdoCs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Loures Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

psicólogo pela UFMG (1994); mestre em psicologia social pela USP/USP (1999); doutor pela PUCCAMP (2009); pós-doutorado na Universidad Autònoma de Barcelona (2015)

Diego Gonzaga Duarte da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2018). Licenciado em Geografia pela UFV (2015). Pedagogo pela Universidade de Franca (2019). Atualmente é Professor de Magistério Superior Substituto , vinculado ao Departamento de Educação da UFV, atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA)

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Santos, M. L., & Silva, D. G. D. da. (2020). Narrativa e trajetória camponesa: estudo de caso em um curso de licenciatura em Educação do Campo. Reflexão E Ação, 28(2), 132-146. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14364

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea