Organizações sociais e forma(ta)ção docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14423

Palavras-chave:

Formação de professores, Organizações sociais, Pedagogia híbrida, Neoliberalismo e educação, Estudos Culturais em Educação.

Resumo

No intuito de examinar a pedagogia colocada em operação por organizações sociais no nicho da formação docente, investigamos o funcionamento de instituições que a implementam considerando como corpus empírico materiais disponíveis na Internet. Para tanto, buscamos inspiração teórico-metodológica na produção foucaultiana sobre discurso. Afora contribuir nesse sentido, Foucault foi tomado como referencial teórico junto a autores como Camozzato, Gadelha e Sibilia. Os resultados indicam que as organizações que colocam a pedagogia examinada em operação possuem forma de atuação semelhante, bem como compartilham uma quantidade significativa de posicionamentos relacionados a preceitos neoliberais.

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Biografia do Autor

Mônica Knöpker, Instituto Federal de Santa Catarina

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Knöpker, M., & Costa, M. C. V. (2020). Organizações sociais e forma(ta)ção docente. Reflexão E Ação, 28(2), 179-192. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14423

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea