Organizações sociais e forma(ta)ção docente
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14423Palavras-chave:
Formação de professores, Organizações sociais, Pedagogia híbrida, Neoliberalismo e educação, Estudos Culturais em Educação.Resumo
No intuito de examinar a pedagogia colocada em operação por organizações sociais no nicho da formação docente, investigamos o funcionamento de instituições que a implementam considerando como corpus empírico materiais disponíveis na Internet. Para tanto, buscamos inspiração teórico-metodológica na produção foucaultiana sobre discurso. Afora contribuir nesse sentido, Foucault foi tomado como referencial teórico junto a autores como Camozzato, Gadelha e Sibilia. Os resultados indicam que as organizações que colocam a pedagogia examinada em operação possuem forma de atuação semelhante, bem como compartilham uma quantidade significativa de posicionamentos relacionados a preceitos neoliberais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.