Cinema-experiência e os encontros da imagem com a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14431

Palavras-chave:

Cinema-Experiência, Cinema-Educação, Montagem, Maloqueiro.

Resumo

Entendendo o trabalho com imagens como um exercício político, filosófico e estético, encaramos nossas experiências com Cinema-Educação. Perseguindo a questão “a que tipo de imagens nosso conhecimento pedagógico dá lugar?”, procuramos ensaiar formas de lidar com o Cinema-Educação a partir da imagem do Maloqueiro e das noções de Montagem e Cinema-Experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago dos Santos Antunes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Ensino de História de Pernambuco (NEPHEPE-UFPE) (desde 06/2016) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Michel Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios de Pensamento (GEFPE-UFPE) (desde 03/2016). Membro atuante do Laboratório de Inovações Políticas em Práticas Educativas (LaButuca). Realiza, também, pesquisas sobre Ensino de História; Cinema-Experiência em um viés da Filosofia da Educação e a pedagogia de projetos nas suas reverberações.

Karina Mirian da Cruz Valença Alves, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição de onde é professora efetiva com dedicação exclusiva do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Currículo e Docência. Atualmente, tem realizado estudos acerca das relações gênero-educação, com especial interesse acerca da subjetivação de gênero como efeito das Pedagogias Culturais, tais como o cinema, bem como pesquisado sobre a feminização da Pedagogia a partir do enfoque das teorias curriculares pós-críticas e dos estudos feministas.

Maria Thereza Didier de Moraes, Mestrado Profissional em História. Universidade Federal de Pernambuco.

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História de Pernambuco (NEPHEPE) situado no Centro de Educação da UFPE. Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004). Atua no Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE e trabalha com História, Ensino de História, Literatura, Cinema e Educação dando ênfase nas questões da experiência estética e formação. Atualmente tem se dedicado aos estudos dos entrelaçamentos entre Cinema e Educação.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Antunes da Silva, T. dos S., Alves, K. M. da C. V., & Moraes, M. T. D. de. (2020). Cinema-experiência e os encontros da imagem com a educação. Reflexão E Ação, 28(2), 193-208. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14431

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea