Cinema-experience and image encounters with education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14431

Keywords:

Cinema-Experience, Cinema-Education, Editing, Maloqueiro.

Abstract

Understanding working with images as a political, philosophical and aesthetic exercise, we face our experiences with CinemaEducation. Pursuing the question “what kind of images does our pedagogical knowledge give rise to?”, We try to rehearse ways of dealing with Cinema-Education from the image of the Maloqueiro and from the notions of Editing and Cinema-Experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago dos Santos Antunes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Ensino de História de Pernambuco (NEPHEPE-UFPE) (desde 06/2016) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Michel Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios de Pensamento (GEFPE-UFPE) (desde 03/2016). Membro atuante do Laboratório de Inovações Políticas em Práticas Educativas (LaButuca). Realiza, também, pesquisas sobre Ensino de História; Cinema-Experiência em um viés da Filosofia da Educação e a pedagogia de projetos nas suas reverberações.

Karina Mirian da Cruz Valença Alves, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição de onde é professora efetiva com dedicação exclusiva do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Currículo e Docência. Atualmente, tem realizado estudos acerca das relações gênero-educação, com especial interesse acerca da subjetivação de gênero como efeito das Pedagogias Culturais, tais como o cinema, bem como pesquisado sobre a feminização da Pedagogia a partir do enfoque das teorias curriculares pós-críticas e dos estudos feministas.

Maria Thereza Didier de Moraes, Mestrado Profissional em História. Universidade Federal de Pernambuco.

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História de Pernambuco (NEPHEPE) situado no Centro de Educação da UFPE. Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004). Atua no Mestrado Profissional em Ensino de História da UFPE e trabalha com História, Ensino de História, Literatura, Cinema e Educação dando ênfase nas questões da experiência estética e formação. Atualmente tem se dedicado aos estudos dos entrelaçamentos entre Cinema e Educação.

Published

2020-06-02

How to Cite

Antunes da Silva, T. dos S., Alves, K. M. da C. V., & Moraes, M. T. D. de. (2020). Cinema-experience and image encounters with education. Reflexão E Ação, 28(2), 193-208. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14431

Issue

Section

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea