Relações de gênero, poder e educação: uma perspectiva pós-estruturalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14436

Palavras-chave:

Pós-estruturalismo, Relações de gênero, Poder, Educação.

Resumo

Entende-se que a educação institucionalizada se insere em um contexto de emergência de novas identidades culturais e sociais. Assim, o artigo busca compreender como determinados estudantes homossexuais e transexuais se inscrevem subjetivamente em suas relações de gênero vivenciadas nas práticas de escolarização. Com base nos pressupostos epistemológicos do pós-estruturalismo, especialmente Foucault, analisam-se as relações de gênero enquanto relações de poder e relacionam-se os processos de escolarização dos sujeitos com a construção/constituição das identidades de gênero. Constata-se que as representações de gênero são um investimento sobre o corpo, no sentido de uma pretensa educação da mente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleazar Venancio Carrias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutorando em Educação na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação, pela Universidade de Brasília (UnB).

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida é mestra em Educação e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado na USP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Carrias, E. V., & Almeida, I. M. M. Z. P. de. (2021). Relações de gênero, poder e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Reflexão E Ação, 29(1), 68-83. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14436

Edição

Seção

Artigos do Fluxo