Paulo Freire e Educação Popular: práxis descolonizadoras em tempos neoconservadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15894

Palavras-chave:

Paulo Freire, . Educação Popular, educação superior, descolonização

Resumo

Neste ensaio, refletimos sobre possibilidades de leituras descolonizadoras na Educação Superior, articuladas aos princípios da Educação Popular, principalmente, aqueles presentes nas obras de Paulo Freire e de autoras/es latino-americanas/os. Metodologicamente apoiamo-nos na emersão e problematização de temas geradores como colonialidade do poder, invasão cultural, consciência crítica, resistência e utopia. Indicando pesquisas ancoradas em aportes freireanos, apontamos, por fim, considerações sobre a viabilidade de assumirmos a insubmissão e resistência, frente aos retrocessos vivenciados em nosso país, como bandeira coletiva na luta contra o fascismo e toda forma de opressão.

 

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado: notas para uma investigação. Lisboa: Editorial Presença, 1986.

ARAÚJO-OLIVERA, Sonia Stella. Exterioridade: o outro como critério. In. OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues (Orgs). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 47-112.

ARROYO, Miguel G. O direito à educação e a nova segregação social e racial: tempos insatisfatórios? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 15-47, set. 2015. ISSN 1982-6621. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000300015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 out. 2020 doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698150390.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.

BASÍLIO, Ana Luiza. Miguel Arroyo: escolas militarizadas criminalizam infâncias populares. Carta Capital, Educação, 12 set. 2019. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/educacao/miguel-arroyo-escolas-militarizadas-criminalizam-infancias-populares/>.Acesso em 26 set. 2019.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. Criar com o outro: o educador do diálogo. Ed. Popular, Uberlândia, v. 7, p. 12- 25, jan./dez. 2008. ISSN 1982-7660. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20096>. Acesso em: 26 out. 2020.

CRUZ, Vanessa Aguiar. Juventude em situação de acolhimento institucional: educação popular e direitos humanos. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2015.

CRUZ, Bruna Rodrigues Viotto da; SOUSA, Fabiana R. História de vida e docência: professoras em cursos da área de gestão. In. GÓMEZ, Javier Herrán; ERAZO, Daniel Llanos (Orgs.) El modelo pedagógico salesiano: memorias del congresso de educación salesiana. Quito/Ecuador, 2019, p. 77-89.

ECKHARDT, Fabiana. As classes populares no curso de pedagogia descobrindo-se periferia.Revista Ciências da Educação, Americana, ano XX, n. 41, p. 149-162, out. 2018. ISSN 2317-6091. Disponível em: < http://www.revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/732>. Acesso em: 26 out. 2020.  doi: https://doi.org/10.19091/reced.v0i0.732.

ESTEBAN, Maria Teresa. América Latina, colonialidade e projetos de libertação: a práxis político-social de Paulo Freire. In: Silveira, Zuleide; Duarte, Luiz Claudio (Orgs.). A contribuição do pensamento latino-americano: resistir e transformar a realidade do lado de cá. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019, p. 07-16.

FALS BORDA, Orlando. Aspectos teóricos da pesquisa participante: con­siderações sobre o significado e o papel da ciência na participação popu­lar. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 42-62.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GODOY; Luciana Cristina; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Educação popular e movimentos antiespecistas: desvelando o especismo em livros didáticos. Revista Cocar, Belém, v. 13, n.26, p. 320-334, mai./ago. 2019. ISSN 2237-0315. Disponível em: < https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/145 >. Acesso em: 26 out. 2020. doi:  https://doi.org/10.31792/rc.v13i26.

GUARNIERI, Fernanda V.; MELO-SILVA, Lucy L. Perspectivas de estudantes em situação de vestibular sobre as cotas universitárias. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 486-498, dez. 2010. ISSN 1807-0310. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822010000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 out. 2020. doi:  https://doi.org/10.1590/S0102-71822010000300009.

HAAS, Celia Maria; LINHARES, Milton. Políticas públicas de ações afirmativas para ingresso na educação superior se justificam no Brasil? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, p. 836-863, dez. 2012. ISSN 2176-6681. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812012000400015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 out. 2020. doi: https://doi.org/10.1590/S2176-66812012000400015.

hooks, bel. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017.

JARA, Oscar H. Para sistematizar experiências. ed., revista. – Brasília: MMA, 2006.

KULIK, Eduardo. A meliponicultura como uma perspectiva de Educação Popular: quebrando barreiras epistemológicas. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado). Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana.

MALDONADO TORRES, Nelson. La descolonización y el giro descolonial. Tabula Rasa. n 9, p.61-72, jul./dez., 2008. ISSN 1794-2489. Disponível em: < https://www.revistatabularasa.org/numero09/la-descolonizacion-y-el-giro-des-colonial>. Acesso em: 26 out. 2020. doi: https://doi.org/10.25058/20112742.339

MARQUES, Luiz. A ciência versus Bolsonaro. Jornal da Unicamp, 23 de abril, 2019. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/luiz-marques/ciencia-versus-bolsonaro>. Acesso em: 23 set. 2019.

MELLO, Diene E.; BRUNO, Adriana R. Meme e educação: entrevista com Adriana Rocha Bruno. Periferia, 11, n. 2, p. 344-353, maio/ago. 2019. ISSN 1984-9540. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/39505>. Acesso em: 26 out. 2020. doi: https://doi.org/10.12957/periferia.2019.39505.

MOTA NETO, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CRV, 2016.

MOTA NETO, João Colares da. Educação popular e pensamento decolonial latino-americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda. 368 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém.

MOURA; Maria das Graças Sousa Moreira; VASCONCELOS, Valéria Oliveira. Vozes de estudantes de escolas radiofônicas: uma experiência de Educação Popular no Maranhão/MA. Cadernos da Fucamp, 18, n. 33, p. 105-121, 2019. ISSN 2236-9929. Disponível em: < http://fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/1704>. Acesso em: 26 out. 2020.

OLIVEIRA, Maria Waldenez et. al. Pesquisando processos educativos em práticas sociais: reflexões e proposições teórico-metodológicas. In. OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues (Orgs). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 113-141.

Relatório: Recompensem o trabalho, não a riqueza. 2017. Disponível em: https://oxfam.org.br/noticias/super-ricos-estao-ficando-com-quase-toda-riqueza-as-custas-de-bilhoes-de-pessoas/. Acesso em 03 ago. 2019.

RAMOSE, Mogobe B. Globalização e Ubuntu. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 175-220.

SANTANA, Antonio de Jesus; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. Concepções de felicidade e tragédia na música raiz sertaneja como educação entre sujeitos. Revista de Educação Popular, 17, n. 3, p. 168-181, 15 jan. 2019. ISSN 1678-5266. Disponível em: < http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41471 >. Acesso em: 26 out. 2020. doi: https://doi.org/10.14393/REP-v17n32018_art12.

SANTOS, Jorge Alejandro et al. Diálogo intercultural y decolonialidad del saber en la formación de profesores indígenas kaingang. Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 2, p. 420-436, jun. 2019. ISSN 2175-795X. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2019.e58798>. Acesso em: 26 out. 2020. doi: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e58798.

SCHNEIDER; Bernardo de Vitto; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Educomunicação como possibilidade para construção do protagonismo juvenil. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v.6, n.1, p.61-76, jan./mar. 2019. ISSN 2359-232X. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1164>. Acesso em: 27 out. 2020.

SOUSA, Fabiana Rodrigues de.; NASCIMENTO, Ilca Freitas. Lei de cotas e promoção da justiça social: percepções de estudantes cotistas de um instituto federal. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 758-776, 4 set. 2019. ISSN 2238-0302. Disponível em: < http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9301/114114748>. Acesso em: 27 out. 2020. doi: https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9301.

STOCOVICHI, Sandra Regina Cibin; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Ensino de língua inglesa: síntese ou invasão cultural? Conhecimento & Diversidade, 9, n. 17, p. 91 - 99, out. 2017. ISSN 2237-8049. Disponível em: < https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/2623>. Acesso em: 27 out. 2020. doi: http://dx.doi.org.18316/rcd.v9i17.263.

SOUZA, José dos Santos. Neofascismo e anticientificismo como estratégia atual da burguesia para enfrentar a crise orgânica do capital. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. 11-22, mai. 2020. ISSN 2526-2319. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/417/777>. Acesso em: 26 out. 2020. doi: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i8.417.

SOUZA; Ana Paula del Duque; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de. El cuerpo infancia afrodescendiente: sistematización de una experiencia. Universitas, 28, p. 119-140, mar./ago. 2018. ISSN 1390-863. Disponível em: <http://scielo.senescyt.gob.ec/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1390-86342018000100119&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 27 out. 2020. doi: https://doi.org/10.17163/uni.n28.2018.06.

STUCCHI, Mariza de Fátima Pavan; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Assembleia de classe como espaço educativo de convivência, autonomia e problematização da realidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 22, n. 1, p. 249-270, 15 abr. 2020. ISSN 2177-5796. Disponível em: < http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3555>. Acesso em: 26 out. 2020. doi: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p249-270.

TREVIZAM; Claudemar José; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Ensinar-e-aprender química na perspectiva da educação dialógica e problematizadora. Revista Ciências da Educação, Americana, ano XX, n. 41, p. 189-209, out. 2018. ISSN 2317-6091. Disponível em: <http://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/735>. Acesso em: 26 out. 2020. doi:  https://doi.org/10.19091/reced.v0i0.735.

VASCONCELOS, Valéria; BRANDÃO, Carlos R. 50 anos de Pedagogia do Oprimido: reflexões sobre (re)existência no Brasil e na América Latina. Revista Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, mai./ago. 2018, p.294-313. ISSN 2359-6856. Disponível em: <https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/ 38029>. Acesso em: 27 out. 2020.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales caminando y preguntando: notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Revista Entramados – Educación y Sociedad, n. 1, v.1, p.17-30, 2014. ISSN 2422-6459. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5251817>. Acesso em: 27 out. 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestra em Educação com estágio pós-doutoral no Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora do grupo Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar). Educadora Popular e parecerista ad hoc do GT6 de Educação Popular/ANPEd.

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/Universidade de Salamanca-Espanha (2002), pós-doutorado pelo Departamento de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara - 2010) e pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (2016). Professora do Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)/Americana; pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSCar Práticas Sociais e Processos Educativos desde 1998, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEA-CNPq/UFSCar) e do Grupo Conhecimento e análise das intervenções na práxis educativa sóciocomunitária (CAIPE/CNPq) - UNISAL. Vice-coordenadora do GT 06 - Educação Popular/ANPEd. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular e educação sociocomunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e diversidade, populações tradicionais, educação ambiental e formação de educadores.

Downloads

Publicado

2022-03-21

Como Citar

Sousa, F. R. de, & Vasconcelos, V. O. de. (2022). Paulo Freire e Educação Popular: práxis descolonizadoras em tempos neoconservadores. Reflexão E Ação, 30(1), 07-22. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.15894

Edição

Seção

Artigos do Fluxo