EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E DESCOLONIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEGACIONISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16008

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde, Negacionismo, Covid-19, Saberes Populares, Ciência.

Resumo

Em plena pandemia da Covid-19, cresce o negacionismo em relação aos conhecimentos em saúde. A educação popular em saúde possibilita problematizar tal fenômeno, mas também se depara com novos desafios: como questionar o cientificismo diante do crescimento do negacionismo? É possível defender a ciência sem deslegitimar os saberes populares? A partir dessas questões, procuramos discutir as concepções de educação em saúde mobilizadas no enfrentamento da pandemia. Em seguida, destrinchamos a popularização do negacionismo para, por fim, abordarmos a relação da ciência com a crítica e a descolonização do saber, discutindo especialmente os saberes indígenas sobre a pandemia.

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Biografia do Autor

Ana Paula Massadar Morel, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora da Faculdade de Educação/UFF

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Morel, A. P. M. (2021). EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E DESCOLONIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEGACIONISMO. Reflexão E Ação, 29(2), 41-56. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16008

Edição

Seção

Dossiê Temático: Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos