DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA E POPULAR: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16086

Palavras-chave:

Práticas democráticas, Educação Infantil, Educação Popular, Diálogo.

Resumo

O presente artigo aborda alguns desafios contemporâneos da Educação Infantil, na perspectiva da democratização de práticas dialógicas tecidas com crianças e famílias das classes populares. Nosso objetivo é trazer elementos que provoquem deslocamentos no campo conceitual, político e pedagógico da educação da pequena infância, que rompam com o caráter monocultural nos processos formativos - um projeto de educação popular como uma práxis em construção. Para tanto, trazemos o pensamento de Paulo Freire como fio condutor a um convite reflexivo que nos leve a reconhecer as tensões e os conflitos em disputa no acolhimento das infâncias e famílias das classes populares na Educação Infantil pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Silva de Alencar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais - FFP/UERJ (2019). Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia - Faculdades Integradas Maria Thereza - FAMATH (2015); Pedagoga - FFP/UERJ (2013); Professora de Educação Infantil na rede municipal de educação do Rio de Janeiro-SME; Professor I na rede municipal de educação de Niterói-FME; Mediadora presencial de disciplinas pedagógicas - UFRRJ, Consórcio CEDERJ; Orientadora colaboradora de TCC, no curso de Pedagogia EAD da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, pelo Consórcio CEDERJ. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC)

Nayara Alves Macedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP) - 2020. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - 2011. Pós graduada em Literatura Infantil (UFF) e em Psicopedagogia (FAMATH). Atualmente é professora ensino básico técnico e tecnológico - Colégio Pedro II. Como professora de educação infantil no Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo (CREIR). E é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC) na UERJ.

Fabiana Nery de Lima Pessanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação (PPG-EDU) – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (UERJ - FFP); Mestre em Educação (UERJ - FFP); Pedagoga (UFF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores(as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC). Pedagoga, em redes de Educação Básica (FME – Niterói) e (SEEDUC/RJ).

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Alencar, C. S. de, Macedo, N. A., & Pessanha, F. N. de L. (2021). DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA E POPULAR: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS. Reflexão E Ação, 29(2), 100-114. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16086

Edição

Seção

Dossiê Temático: Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos