ENTRE AS ORIGENS E O AGORA: MEMÓRIAS E TRAJETOS DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16088

Palavras-chave:

Educação Popular, Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido.

Resumo

O presente ensaio teve como objetivo principal o de perscutar quando a “educação” se assina, enfim, “popular”. Para tanto, é esboçado um breve histórico buscando desvelar que a Educação Popular, entre outras palavras-dupla, ganhará o mesmo sentido que acompanhará a obra de Paulo Freire: pensar e praticar a educação como cultura; pensar e praticar a cultura como política; pensar e praticar a política como libertação, como emancipação e, no limite, como revolução. Educadoras e educadores estão sempre se tornando no que devem vir-a-ser. E este tornar-se, que sugere uma mutação, é o que, igualmente, caracteriza o percurso da Educação Popular. Em um mundo em que as ditaduras militares têm sido substituídas por sistemas de colonização e hegemonia impostas pelo difuso poder do capitalismo, diversas teorias e práticas que associam o adjetivo “popular” a outras palavras parecem ser tão atuais e estar tão presentes quanto nos anos 1960.

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Brandão, C. R., & Vasconcelos, V. (2021). ENTRE AS ORIGENS E O AGORA: MEMÓRIAS E TRAJETOS DA EDUCAÇÃO POPULAR. Reflexão E Ação, 29(2), 10-24. https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.16088

Edição

Seção

Dossiê Temático: Paulo Freire e Educação Popular: cultura, metodologias, lugares e sujeitos