O Estado do Conhecimento acerca das práticas pedagógicas que constituem a socioeducação

Autores

Palavras-chave:

Educadores, Medidas Socioeducativas, Socioeducadores

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar o que os Programas de Pós-Graduação brasileiros produziram acerca das práticas pedagógicas dos profissionais que atuam com a socioeducação entre os anos de 2015 e 2019. A partir da produção do estado do conhecimento, objetivou-se mapear e a analisar as teses de doutorado e dissertações de mestrado do Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como recorte os trabalhos produzidos na área da educação. A produção analisada é composta por uma tese de doutorado e seis dissertações de mestrado, totalizando sete documentos acadêmicos. Como resultado, verificou-se que os aspectos que constituem a socioeducação têm sido pouco explorados pela comunidade acadêmica. Os trabalhos sinalizam para a necessidade de formação prévia e continuada para os profissionais que atuam com a socioeducação, a fim de oportunizar um espaço de (re)construção de saberes e fazeres pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Quinhones Pereira, Universidade Franciscana - UFN.

Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN. Advogada. Possui graduação em Direito pela Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS (2018). Participou do projeto Escola de Todos, um convênio de Cooperação Técnica Internacional entre o Governo de Cabo Verde (África) e o Governo Brasileiro, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação, ABC, Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Ministério da Educação e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, ocasião em que realizou a viagem técnica a Cabo Verde (África) para a capacitação dos professores locais. Possui experiência como ministrante de cursos de formação de professores e tutores para o ambiente virtual de aprendizagem (MOODLE). Foi bolsista para iniciação científica do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado da UFSM. Participou do grupo de pesquisa sobre questões atuais de Processo Civil. Foi monitora das disciplinas de Direito Processual Civil IV e Direito Tributário. É pesquisadora do grupo de estudos sobre Políticas Educacionais e Inclusão da Universidade Franciscana - UFN. Integrante do Grupo de Estudos da OAB em Direito e Processo Penal, Subseção Santa Maria,RS. Membro da Comissão da Advocacia Criminalista e da Comissão Especial de Defesa da Infância e Juventude, Subseção Santa Maria, RS.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana - UFN.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1989), Especialista em Alfabetização e Gestão Educacional (UFSM). Mestre(2007) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atuou como professora Alfabetizadora pelo período de 17 anos na Rede estadual, municipal e particular de ensino. Foi Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Secretaria de Município da Educação de Santa Maria (2006-2015); Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais na escola municipal Chácara das Flores - Santa Maria (2016-2020). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana. Atua como membro do colegiado do Mestrado em Ensino Humanidades e Linguagens da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação e Ensino, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Docente; Currículo; Formação de Professores, Alfabetização e Cultura Escrita, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Pedagogia Universitária.

Juliane Marschall Morgenstern, Universidade Franciscana - UFN.

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Graduada em Educação Especial com ênfase na educação de surdos, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006) e em Pedagogia pela mesma Universidade (2020). Atua como Docente Adjunta de Educação Especial na Universidade Franciscana - UFN, onde coordena o Curso de Graduação em Pedagogia à distância e ministra disciplinas na área pedagógica e Língua Brasileira de Sinais em diversos cursos. Orienta estágios curriculares supervisionados na área de Gestão escolar e Pedagogia em Espaços Sociais. Atua no Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL, onde coorienta estudos relacionados a Políticas educacionais e a Educação inclusiva. Representante titular da área de Ciências Humanas no Conselho Universitário da Universidade Franciscana - CONSUN - UFN, integra a Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFN como representante docente e é integrante do Comitê Institucional de Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana - UFN. Integra o Núcleo Docente Estruturante - NDE e Colegiado do Curso de Pedagogia presencial e à distância da Universidade Franciscana - UFN. É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão - GEPI/UNISINOS/CNPq, o qual integra a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Coontemporáneo - RIEPCO. Tem experiência na pós-graduação, no ensino superior e na educação básica, atuando nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve pesquisa na área de Políticas Educacionais, Educação inclusiva e Educação de surdos

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Quinhones Pereira, R., Galvão dos Santos, E. A., & Marschall Morgenstern, J. (2022). O Estado do Conhecimento acerca das práticas pedagógicas que constituem a socioeducação. Reflexão E Ação, 30(3), 215-230. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16689