O Estado do Conhecimento acerca das práticas pedagógicas que constituem a socioeducação
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16689Palabras clave:
Educadores, Medidas Socioeducativas, SocioeducadoresResumen
Este estudo tem como objetivo verificar o que os Programas de Pós-Graduação brasileiros produziram acerca das práticas pedagógicas dos profissionais que atuam com a socioeducação entre os anos de 2015 e 2019. A partir da produção do estado do conhecimento, objetivou-se mapear e a analisar as teses de doutorado e dissertações de mestrado do Catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como recorte os trabalhos produzidos na área da educação. A produção analisada é composta por uma tese de doutorado e seis dissertações de mestrado, totalizando sete documentos acadêmicos. Como resultado, verificou-se que os aspectos que constituem a socioeducação têm sido pouco explorados pela comunidade acadêmica. Os trabalhos sinalizam para a necessidade de formação prévia e continuada para os profissionais que atuam com a socioeducação, a fim de oportunizar um espaço de (re)construção de saberes e fazeres pedagógicos.
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