Percursos de um Arq-vivo: Entre arquivos e experiências em história da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16862

Palavras-chave:

Arquivos, Pesquisa, Educação, História, Fontes.

Resumo

Fruto de sua incursão no Arquivo da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), em Porto Alegre e de seu processo de pós-doutoramento na UDESC, Dóris de Almeida Bittencourt apresenta “Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências em História da Educação”. Com título provocativo, reúne um conjunto de artigos que em sua trama se entrecruzam e trazem à superfície importantes análises teóricas e práticas referentes ao estatuto dos arquivos. Em especial para o campo da História da Educação, pois coloca em perspectiva um campo fértil de investigação, sem romantizar os documentos que repousam nos arquivos, permite que o leitor observe os dilemas e as encruzilhadas típicas do trabalho dessa tipologia documental, em especial daqueles que de alguma forma se relacionaram com seus portadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susane da Costa Waschinewski, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia (2013) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mestrado em Educação na mesma instituição. Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA), em 2019 pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutorado em Educação (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Participa do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL) vinculados ao Laboratório de Patrimônio Cultural (LapPac - UDESC).

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Waschinewski, S. da C. (2021). Percursos de um Arq-vivo: Entre arquivos e experiências em história da educação. Reflexão E Ação, 29(3), 296-301. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16862