Educação e pandemia: a percepção dos professores e professoras da Escola Estadual Lauro Barreira
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.17046Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Educação, ProfessoresResumo
A pandemia de Covid-19 tem afetado o mundo de forma imprevisível e sem precedentes. Assim, mediante os desafios decorrentes da pandemia de Covid-19 e suas reverberações nos variados contextos sociais, o presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos professores e professoras de uma escola do município de Santa Cruz das Palmeiras-SP sobre os impactos da pandemia de Covid-19 em seu fazer profissional. A metodologia aplicada para a materialização desta investigação foi a pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Os resultados demonstram que o atual cenário pandêmico tem impactado os professores e professoras em três esferas, a saber, psicológica, tecnológica e financeiro/temporal.
Referências
BARROS, Ricardo Paes de. HENRIQUES, Ricardo. MENDONÇA, Rosane. Desigualdade e Pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 15, n. 42, p.123-142, 2000, ISSN 1806-9053. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/WMrPqbymgm4VjGwZcJjvFkx/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 07 jan. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal e Ministério de Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos Estratégicos, 2002.
CAMPOS, Pedro Humberto Faria; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Capital simbólico, representações sociais, grupos e o campo do reconhecimento. Caderno de Pesquisa. v.48, n.167, jan./mar.; p.100-127, 2018. ISSN: 1980-5314. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/cp/a/9Lprjy4vFj9Q4K3VWLr3B8d/?lang=pt>. Acesso em: 03 fev. 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/198053144283.
CAPONI, Sandra. COVID-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, v. 34, n.99, p. 209-224, maio/agosto. 2020. ISSN: 1806-9592. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/tz4b6kWP4sHZD7ynw9LdYYJ/?lang=pt>. Acesso em: 02 mar. 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013.
CASTRO, Jorge Abrahão de. Evolução e desigualdade na educação brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 108, p. 673-697, out. 2009. ISSN: 1678-4626. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/Py9jLMhddTWMfKQtY45L6dy/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 01 fev. 2021.
CEE ORIENTA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SOBRE AS ATIVIDADES CURRICULARES A DISTÂNCIA NO PERÍODO DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS. Governo do Estado da Bahia. Salvador, 27 de março de 2020. Disponível em: <http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br>. Acesso em: 18 mar. 2021.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros 2019. São Paulo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: < https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2020.
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas, v.8, n.3, p. 200-217, Fluxo Contínuo. 2020. ISSN: 2316-3828. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777>. Acesso em: 10 fev. 2021. Doi: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217.
COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU). Johns Hopkins University, 18 de março de 2021.
CRISTALDO, Heloisa. Censo Escolar 2020 aponta redução de matrículas no ensino básico. AGÊNCIA BRASIL. Brasília, 29 de janeiro de 2021.
DARSIE, Camilo; WEBER, Douglas Luís. Doença e controle espacial: questões sobre dispersão e isolamento em tempos de pandemia. J. Infect. Control, v.9, n. 2, p. 47-48, abr./jun., 2020. ISSN 2316-5314 Disponível em: <https://jic-abih.com.br/index.php/jic/article/view/298/pdf_1>. Acesso em: 14 nov. 2021.
FINKEL, Alan. Differential learning outcomes for online versus in-class education. Australian Academy of Science. Australia, 14 de agosto de 2020. Disponível em: <https://www.science.org.au/sites/default/files/rrif-q005-covid19-online-vs-in-class-education.pdf>. Acesso em:18 mar. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019.
GORE, Jennifer et al. The impact of COVID-19 on student learning in New South Wales primary schools: an empirical study. The Australian Educational Researcher. 2021. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s13384-021-00436-w#citeas>. Acesso em: 18 mar. 2021.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson da; SANTOS, Ademir José dos. A exclusão digital: o reflexo da desigualdade social no Brasil. Nuances, Presidente Prudente, v. 24, n. 2, p. 68-85, maio/ago., 2013. ISSN: 2236-0441. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2480”>. Acesso em: 13 jan. 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2480.
HAMPSHIRE, Anne. Youth poverty in COVID-19 Australia. Committee for Economic Development of Australia, 29 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.ceda.com.au/Digital-hub/Blogs/CEDA-Blog/April-2020/Youth-poverty-in-COVID-19-Australia>. Acesso em: 3 de jun. 2020.
INEXISTÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DEIXA MILHARES DE ESTUDANTES SEM AULA NO BRASIL. Jornal da USP, São Paulo, 01 setembro de 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/inexistencia-de-politicas-educacionais-deixa-milhares-de-estudantes-sem-aula-no-brasil/>. Acesso em: 30 jan. 2021.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; ASSIS, Valdegil Daniel de; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Revista do PEMO. Fortaleza, v. 3, n. 2, 2021. ISSN: 2675-519X. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271> . Acesso em: 13 nov. 2021.
NEVES, Barbara Coelho; COUTO, Edvaldo Souza; CUNHA, Maria Couto. Fundamentos e agenda da inclusão digital no brasil: pesquisas em educação. Revista de Educação PUCRS, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 379-386, set./dez. 2015. ISSN: 1981-2582 Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/21782/14112>. Acesso em: 15 fev. 2021. Doi: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21782
NEY, Marlon Gomes; SOUZA, Paulo Marcelo de; PONCIANO, Niraldo José. Desigualdade de acesso à educação e evasão escolar entre ricos e pobres no brasil rural e urbano. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. n. 46, 2008, Acre. Anais Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Acre: AgEcon, 20 a 23 de julho de 2008, p. 33-55. Disponível em: <https://ageconsearch.umn.edu/record/110016/>. Acesso em: 16 fev. 2021. Doi: 10.22004/ag.econ.110016.
OS IMPACTOS DA COVID-19 NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Estadão, São Paulo, 20 de abril de 2020. Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/os-impactos-da-COVID-19-nas-politicas-publicas-da-educacao-basica/> . Acesso em: 15 jan. 2021.
PEREIRA, Alexandre de Jesus; NARDUCHI, Fábio; MIRANDA, Maria Geralda de. Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de Covid-19 nas escolas públicas. Rev. Augustus, Rio de Janeiro, v.25, n. 51, p. 219-236, jul./out., 2020. ISSN: 1981-1896. Disponível em: < https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/554> . Acesso em 15 de novembro de 2021.
PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Revista BOCA, Boa Vista, v.3, n.9, p.25-33, 2020. ISSN: 2675-1488. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Pereiraetal>. Acesso em: 19 fev. 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3986851.
PRIMEIRO CASO CONFIRMADO DE COVID-19 NO BRASIL OCORREU EM SP E COMPLETA SEIS MESES NESTA QUARTA. G1, São Paulo, 26 de agosto de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/08/26/primeiro-caso-confirmado-de-COVID-19-no-brasil-ocorreu-em-sp-e-completa-seis-meses-nesta-quarta.ghtml>. Acesso em: 19 de mar. 2021.
RESOLUÇÃO SEDUC 11. Diário Oficial. São Paulo, v.131, n.16, 2021. Disponível em: <http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v6/index.asp?c=30059&e=20210125&p=1>. Acesso em: 18 mar. 2021.
SILVA, Ueliton André dos Santos; CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Educação crítica em movimento: o potencial decolonizador do letramento. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, v. 32, n. 01, jul./dez., 2020. ISSN: 1982-3916. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/15041>. Acesso em: 15 jan. de 2021.
SOUZA, Elmara Pereira de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. v.17, n.30, jul./dez., p.110-118, 2020. ISSN:2358-1212. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127/5030>. Acesso em: 20 fev. 2021.
SOUZA, Maria Isabele Duarte de; SILVA, Maria do Rosário de Fátima. Pobreza, Desigualdade Social e Território: ambiência de atuação da Política Pública de Assistência Social. Revista Emancipação, Ponta Grossa, v. 19, n.2, p. 1-17, 2019. ISSN:1982-7814. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/download/10954/209209211350/>. Acesso em: 20 jan. 2021. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.19i2.0004.
SP INTEGRA CASES DE BOAS PRÁTICAS DA OCDE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DURANTE PANDEMIA.. Portal do Governo de São Paulo, São Paulo, 04 de junho de 2020. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/sp-integra-cases-de-boas-praticas-da-ocde-de-politicas-educacionais-durante-pandemia/>. Acesso em: 20 jan. 2021.