Apresentação: Ensino Médio e Educação Integral: contradições, reflexões e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.17140Resumo
Apresentação.
Apresentação.
Professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Doutor em História pela Unisinos, realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris – França (bolsa PDSE/CAPES). Mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS, possui graduação em História e Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia. Tem experiência nas áreas de Educação e História, com destaque aos seguintes temas: História, Trabalho e Educação no Brasil Republicano, História do Comunismo e da Dissidência Comunista no Brasil, História e Traição, Educação e Clandestinidade, Memória e Patrimônio, História da Alimentação, Educação, Trabalho e Ensino Médio, Biografia, Educação Intercultural e Intercâmbios Culturais.
É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica.
Antropólogo e Doutor em Sociologia, Professor da Universidade de Aysen, Chile.
e-ISSN
1982-9949
Qualis Referência CAPES - 2017-2022
Educação - A3
Google Scholar
Índice H: 22
Índice H5: 7
Indexada
Diretórios
1. DOAJ
2. Diadorim9
3. Crossref
4. Latindex
5. Edubase
6. IRESIE
7. Google Acadêmico
Base de Dados
1. Sumários.Org
2. Educ@
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes
2. LivRe
3. Organização de Estados Ibero-americanos
4. Catálogo Coletivo Nacional
5. Bibliografia Brasileira de Educação
ATENÇÃO autores/as e avaliadores/as da Reflexão e Ação,
Por razão de segurança, o cadastro de autores/as e avaliadores/as está condicionado à aprovação da equipe editorial.
Inicialmente, os/as usuários/as devem realizar o cadastro no sistema como leitores/as.
Após, devem solicitar a inclusão do papel de AUTOR/A e/ou AVALIADOR/A por e-mail jorgesc@unisc.br, informando o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.
Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas a profusão de perfis falsos nos obriga a adotar esse procedimento.