Apresentação: Ensino Médio e Educação Integral: contradições, reflexões e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.17140

Resumo

Apresentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

Professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Doutor em História pela Unisinos, realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris – França (bolsa PDSE/CAPES). Mestre e pós-doutor em Educação pela PUC-RS, possui graduação em História e Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia. Tem experiência nas áreas de Educação e História, com destaque aos seguintes temas: História, Trabalho e Educação no Brasil Republicano, História do Comunismo e da Dissidência Comunista no Brasil, História e Traição, Educação e Clandestinidade, Memória e Patrimônio, História da Alimentação, Educação, Trabalho e Ensino Médio, Biografia, Educação Intercultural e Intercâmbios Culturais.

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018). Foi professora colaboradora da Universidade de Brasília (2006-2008). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo exercido as funções de Diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Permanente, Alfabetização e Diversidade e Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica.

Sergio Martinic, Universidad de Aysén - UAysén, Coyhaique, Aysén

Antropólogo e Doutor em Sociologia, Professor da Universidade de Aysen, Chile.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

da Silva Silveira, Éder, Moll, J., & Martinic, S. (2021). Apresentação: Ensino Médio e Educação Integral: contradições, reflexões e possibilidades. Reflexão E Ação, 29(3), 05-09. https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.17140