A formação de professores indígenas

a Pedagogia da Alternância atuando no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17499

Palavras-chave:

Formação de professores, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo, Educação Indígena

Resumo

Esta pesquisa apresenta a formação inicial de professores indígenas pela Pedagogia da Alternância, no Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências Sociais e Humanas, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul, no Paraná. Visa analisar a contribuição da Pedagogia da Alternância para a formação de professores indígenas, por quais motivos adentram na Universidade Pública. A pesquisa é qualitativa, baseia-se em entrevistas com três estudantes indígenas Kaingang e uma estudante indígena Guarani Mbya. Há um número significativo de estudantes indígenas presentes na universidade pública, tornando-se professores em escolas indígenas com formação em História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Hammel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em História. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul- PR no Curso de Educação do Campo Ciências Sociais e Humanas.

Maria Eloá Gehlen, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul - PR, atua na Educação do Campo Ciências Sociais e Humanas.

Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Geografia. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul- PR, no Curso de Educação do Campo Ciências Sociais e Humanas. 

Downloads

Publicado

2024-01-23

Como Citar

Hammel, A. C., Gehlen, M. E., & Finatto, R. A. (2024). A formação de professores indígenas: a Pedagogia da Alternância atuando no Paraná . Reflexão E Ação, 31(2), 40-54. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.17499

Edição

Seção

Artigos do Fluxo