“Uma escola com princípios sólidos, gera contentamento”

moralidades e produção de subjetividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17501

Palavras-chave:

Escola, Subjetividade, Moral

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar como os professores/as entendem as moralidades presentes na escola e suas implicações nos processos de subjetivação dos alunos/as. A análise é fruto de pesquisa realizada através de entrevista semiestruturada com professores/as de uma escola pública. A análise dos enunciados dos/as professores/as aproxima-se da perspectiva pós-estruturalista e indica que ainda circulam na escola valores que se colocam como universais, naturais e absolutos. Esse tipo de moralidade se constitui em um dispositivo de homogeneização dos processos de subjetivação dos/as alunos/as, invisibilizando as diferenças, reforçando os estereótipos e subalternizando outras subjetividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Docente efetiva da Graduação, dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos, Diferenças e Epistemologias. Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa "Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente (UCDB). Participa como pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Lizott Tedeschi, S. (2023). “Uma escola com princípios sólidos, gera contentamento”: moralidades e produção de subjetividades. Reflexão E Ação, 31(1), 147-161. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17501