“Uma escola com princípios sólidos, gera contentamento”

moralidades e produção de subjetividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17501

Palavras-chave:

Escola, Subjetividade, Moral

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar como os professores/as entendem as moralidades presentes na escola e suas implicações nos processos de subjetivação dos alunos/as. A análise é fruto de pesquisa realizada através de entrevista semiestruturada com professores/as de uma escola pública. A análise dos enunciados dos/as professores/as aproxima-se da perspectiva pós-estruturalista e indica que ainda circulam na escola valores que se colocam como universais, naturais e absolutos. Esse tipo de moralidade se constitui em um dispositivo de homogeneização dos processos de subjetivação dos/as alunos/as, invisibilizando as diferenças, reforçando os estereótipos e subalternizando outras subjetividades.

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Biografia do Autor

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Docente efetiva da Graduação, dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos, Diferenças e Epistemologias. Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa "Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente (UCDB). Participa como pesquisadora/colaboradora da Cátedra UNESCO "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Lizott Tedeschi, S. (2023). “Uma escola com princípios sólidos, gera contentamento”: moralidades e produção de subjetividades. Reflexão E Ação, 31(1), 147-161. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17501