Educação como formação crítica e cidadã

a experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS

Autores

Palavras-chave:

Escola transformadora. Cidadania. Democracia. Educação crítica. Gestão participativa.

Resumo

A experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS, evidencia que é possível pensar a educação escolar como formação intelectual, ética, política e artística das novas gerações. Essas múltiplas dimensões foram sendo integradas num projeto político-pedagógico construído em diálogo com as organizações sociais existentes no município e região. Fazem parte dessa construção a definição dos temas geradores, a formação continuada de professores e o desenvolvimento de um espírito investigativo que permitiu à escola conquistar muitos prêmios em feiras de ciência. Quais os riscos dessa experiência sucumbir frente às imposições neoliberais que adentram a escola?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela PUC/SP. Pós-doutorado em Educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador na Faculdade de Educação e no PPGEDU/UPF (mestrado e doutorado).

Karine Piaia, Escola estadual de educação básica Antônio João Zandoná

Graduada em Letras pela UPF, especialista em gestão educacional pela UFSM e mestrado em Educação no PPGEDU da UPF. Coordenadora pedagógica da escola estadual  de educação básica Antônio João Zandoná.

Consuelo Cristine Piaia, Unideau-Getúlio Vargas/RS e UFFS, Erechim

Graduada em História e Pedagogia, especialista em História Regional, mestrado e doutorado em Educação pelo PPGEDU da Universidade de Passo Fundo. Professora na Unideau-Getúlio Vargas/RS e UFFS, Erechim.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Marcon, T., Piaia, K., & Piaia, C. C. (2022). Educação como formação crítica e cidadã: a experiência da Escola Zandoná, Barra Funda/RS. Reflexão E Ação, 30(3), 106-121. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17551

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina