HIP HOP e Pedagogias Decoloniais

a História de Vida de um rapper e professor afroamazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17619

Palavras-chave:

Hip Hop, Pedagogias Decoloniais, Bruno BO

Resumo

Debatemos aqui as potencialidades do hip hop enquanto instrumento educativo que auxilia na desconstrução dos sistemas de opressão instaurados a partir do colonialismo. Para tanto, analisamos a história de vida de um Rapper e professor de sociologia da educação básica. Sua trajetória revela aspectos de como a colonialidade se manifesta ao longo da vida de um jovem negro na Amazônia. Contudo, demonstra também como a cultura hip hop oferece recursos que permitem analisar e criticar este padrão de poder, o que levou o nosso interlocutor a redefinir os rumos de sua vida, levando-o ao magistério e a assumir uma atuação profissional, tanto no campo artístico, quanto docente, crítica e decolonial.

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Biografia do Autor

Albert Cordeiro, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Pedagogo, especialista em Filosofia da Educação, mestre e doutor em educação. Docente da Universidade Federal do Amapá - Campus Santana.

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Publicado

2023-01-30

Como Citar

Cordeiro, A. (2023). HIP HOP e Pedagogias Decoloniais: a História de Vida de um rapper e professor afroamazônico. Reflexão E Ação, 31(1), 162-176. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17619