O BID e a educação secundária na América Latina

fomento da desigualdade, consenso para a dualidade

Autores

Palavras-chave:

Ensino Secundário. Organizações internacionais. Políticas educacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as recomendações do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Educação Secundária nos países da América Latina. Para tanto, realizou-se análise documental de uma produção do Banco, sendo o trabalho de cunho qualitativo e orientado pelo referencial teórico e metodológico do materialismo histórico-dialético. A partir da investigação realizada foi possível compreender que as orientações e concepções presentes no documento produzido pelo BID estão alinhadas à lógica do capital, contribuindo para perpetuação de desigualdades e da dualidade histórica presente na educação brasileira, desconsiderando a realidade material vivenciada pelos países da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana D'Arc Germano Hollerbach, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (1986), Licenciatura em História pela Universidade Vale do Rio Doce (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professora do magistério superior, Adjunto III, da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, ensino de história, políticas públicas para a educação básica, trabalho e educação.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Como Citar

Freire da Silva, E., & D’Arc Germano Hollerbach, J. (2022). O BID e a educação secundária na América Latina: fomento da desigualdade, consenso para a dualidade. Reflexão E Ação, 30(3), 24-38. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/17624

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina