Diretrizes Curriculares Nacionais para educação escolar quilombola

caminhos para uma educação decolonial no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17629

Palavras-chave:

Colonização, Colonialidade, Educação, Decolonialidade

Resumo

Neste artigo apontamos os efeitos na construção social dos povos colonizados, especialmente na educação. A colonialidade é resultado do longo período de exploração das colônias, que se tornou visceral nas configurações sociais dos países do continente americano. Percebemos que a educação brasileira ainda reproduz um pensamento europeu hegemônico e constitui um espaço de reprodução dos princípios da colonialidade. No entanto, entendemos a construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2012) como um exercício de descolonização. Nesse sentido, apontamos como essas diretrizes dialogam com o movimento decolonial, proporcionando uma nova configuração educacional.

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Biografia do Autor

Diego Maradona da Hora Mendes, Instituto federal Sul-Rio-Grandense (IFSul)

Doutorando em Profissional em Educação e Tecnologias (Educação), Mestrado em Ensino e Relações Étnico-raciais (Universidade Federal do Sul da Bahia). Especialização em Literatura e Linguagens (Universidade do Estado da Bahia).

 

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul).

Professora (Mestrado em Educação e Tecnologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Doutorado em Linguística e Lingua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho.

Guilherme Ribeiro Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul).

Doutorado (Política Social e Direitos Humanos) - UCPel. Mestre em Educação (Educação) - UFMA. Professor (Departamento de Graduação e Pós-graduação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul).

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

da Hora Mendes, D. M., Sauaia Guimarães Rostas, M. H. ., & Ribeiro Rostas, G. . (2023). Diretrizes Curriculares Nacionais para educação escolar quilombola: caminhos para uma educação decolonial no Brasil. Reflexão E Ação, 31(1), 40-52. https://doi.org/10.17058/rea.v31i1.17629

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina