Internacionalização da educação superior inclusiva de/para América Latina

a hora dos que estão “abaixo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17708

Palavras-chave:

América Latina; Educação Superior; Internacionalização Inclusiva; Contribuições

Resumo

Este trabajo, de cuño cualitativo y teórico, tiene por objetivo contribuir para la construcción de una internacionalización inclusiva de/para América Latina, a partir de diversos aportes teóricos interrelacionados y enraizados en las luchas y resistencias ‘desde abajo’. Asumimos que los esfuerzos por internacionalizar la educación superior que no visibilizan el legado y las tramas coloniales en el espacio de la educación superior, se convierten en catalizadores que excluyen, intensifican y reproducen las asimetrías de poder entre países, instituciones de educación superior y formas de conocer y de ser. Concluimos este trabajo destacando la importancia de los aportes de la ecología de saberes y lenguas, la descolonialidad y la interculturalidad crítica, para la edificación de una internacionalización inclusiva, con cimientos epistémicos plurales y críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Julieta Abba, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Educação, História e Políticas do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui Mestrado em Políticas e Administração da Educação pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), e graduação no curso Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA). Foi bolsista integral do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da CAPES/CNPq (2014-2018) e bolsista integral da Comissão de Investigações Científicas da Província de Buenos Aires (2011-2013). Atualmente é integrante do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em internacionalização da educação superior e educação comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização, ensino superior, integração, políticas públicas e gestão.

Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal do Sergipe (UFS)

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos (2018-2020). Mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Secretária-executiva na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC. Professora substituta no Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Sergipe (UFS). Conteudista e ministrante dos cursos de internacionalização da educação superior e de redação oficial da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC. 

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE) e membro da Comissão Permanente de Internacionalização. Bolsista de produtividade Cnpq, possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), licenciatura em letras inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com bolsa da CAPES e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com bolsa do CNPQ e CAPES- PDEE para o doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2022-08-20

Como Citar

Abba, M. J., Leal, F. G., & Finardi, K. R. (2022). Internacionalização da educação superior inclusiva de/para América Latina : a hora dos que estão “abaixo”. Reflexão E Ação, 30(3), 122-137. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17708

Edição

Seção

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina