Inclusive internationalization of higher education from/for Latin America

the hour of ‘those below’

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17708

Keywords:

Latin America; Higher Education; Inclusive Internationalization; Contributions

Abstract

This work, of a qualitative and theoretical nature, aims to contribute to the construction of an inclusive internationalization from/ for Latin America, based on various interrelated theoretical proposals rooted in the struggles and resistance ‘from below’. We assume that efforts to internationalize higher education that do not make visible the legacy and colonial plots in the higher education space, become catalysts that exclude, intensify and reproduce the asymmetries of power between countries, institutions of higher education and forms of knowing and being. We conclude this work by highlighting the importance of the contributions of the ecology of knowledge and languages, decoloniality and critical interculturality, for the construction of an inclusive internationalization, with plural and critical epistemic foundations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

María Julieta Abba, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa Educação, História e Políticas do Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui Mestrado em Políticas e Administração da Educação pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), e graduação no curso Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA). Foi bolsista integral do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) da CAPES/CNPq (2014-2018) e bolsista integral da Comissão de Investigações Científicas da Província de Buenos Aires (2011-2013). Atualmente é integrante do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em internacionalização da educação superior e educação comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização, ensino superior, integração, políticas públicas e gestão.

Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal do Sergipe (UFS)

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos (2018-2020). Mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Secretária-executiva na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC. Professora substituta no Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Sergipe (UFS). Conteudista e ministrante dos cursos de internacionalização da educação superior e de redação oficial da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC. 

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE) e membro da Comissão Permanente de Internacionalização. Bolsista de produtividade Cnpq, possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), licenciatura em letras inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com bolsa da CAPES e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com bolsa do CNPQ e CAPES- PDEE para o doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos.

Published

2022-08-20

How to Cite

Abba, M. J., Leal, F. G., & Finardi, K. R. (2022). Inclusive internationalization of higher education from/for Latin America : the hour of ‘those below’. Reflexão E Ação, 30(3), 122-137. https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17708

Issue

Section

Dossiê: Alternativas Pedagógicas e Prospectivas Educacionais na América Latina