Pode a Educação Infantil ser remota? Reflexões sobre as relações e interações em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.18016

Palavras-chave:

Crianças, COVID-19, Tecnologias Digitais

Resumo

O texto problematiza a relação existente entre Educação Infantil e tecnologia a partir de um cenário caótico desencadeado pela pandemia de COVID-19, buscando refletir sobre as práticas pedagógicas e as interações remotas promovidas com as crianças pequenas. De natureza bibliográfica, se baseia em análise da legislação que orienta a Educação Infantil e autores que produziram reflexões acerca desse momento, bem como em dados de pesquisa de mestrado de uma das autoras. Num contexto permeado pela tecnologia a relação entre pandemia, formação docente e Educação Infantil se fez por meio de aproximações, mas também desencontros, que limitaram os processos criativos e silenciaram os corpos infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do centro-Oeste- UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/GEPEDIN/UNICENTRO/CNPq.

Edaniele Cristine Machado do Nascimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Leandra Souza Machado, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Mesomo Lira, A. C., Machado do Nascimento, E. C., & Souza Machado, L. (2023). Pode a Educação Infantil ser remota? Reflexões sobre as relações e interações em tempos de pandemia. Reflexão E Ação, 31(2), 123-136. https://doi.org/10.17058/rea.v31i2.18016

Edição

Seção

Artigos do Fluxo